Cooperação técnica capacitará profissionais sobre os diversos tipos de preparo da bebida e promoverá o consumo
O Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafe-SP) e a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) firmarão, no dia 27 de outubro, um inédito acordo de cooperação técnica, com o objetivo de unir esforços para viabilizar e implementar ações de interesses comuns entre as entidades.
Baseado em quatro pilares básicos, a cooperação desenvolverá ações que visam:
i) incorporar o módulo de capacitação e treinamento de café solúvel, com a metodologia da Abics, nos cursos de baristas empreendidos pelo Centro de Preparação de Café (CPC) do Sindicafé-SP;
ii) desenvolver receitas de gastronomia e bebidas com café solúvel para aplicação em cafeterias e similares;
iii) promover eventos de caráter educativo e cultural de promoção e divulgação do café solúvel; e
iv) ampliar o portfólio de produtos para as indústrias de solúvel e torrefação e moagem, agregando mais valor e estimulando o consumo.
Para Dagmar Cupaiolo, presidente do Sindicafé-SP, essa iniciativa representa uma evolução no relacionamento das entidades que vai beneficiar, principalmente, os consumidores de cafés e os apreciadores da bebida.
Para Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, a parceria com o Sindicafé-SP, o maior sindicato da indústria de café do Brasil, tem grande relevância e significado para a ampliação do conhecimento sobre a bebida e do próprio consumo.
“É a união de trabalhos do café solúvel com a indústria de torrefação para um maior desenvolvimento e ao aprimoramento do consumo de café no Brasil. A possibilidade de ampliar as informações do café solúvel aos profissionais do café, aos baristas, através dos cursos do CPC, é um acontecimento inédito que ampliará conhecimentos, inclusive aos consumidores”, destaca.
“Será uma junção de esforços e conhecimentos que proporcionará a divulgação de diferentes cafés, tanto torrado e moído como também solúvel, proporcionando ao público a oportunidade de degustar novas formas de preparo, aumentando o market share para toda a cadeia produtiva do café”, completa Nathan Herszkowicz, presidente executivo do Sindicafé-SP.
O acordo será assinado pelo presidente do Sindicafé-SP, Dagmar Osvaldo Cupaiolo, e por Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, com participação de Aguinaldo Lima, diretor da Associação, e Nathan Herszkowicz, diretor do Sindicato, que será sede, em São Paulo (SP), da cerimônia do dia 27, às 10h.