Foi divulgado na sexta, dia 09/03/12, a notícia que “O Brasil e a Organização Internacional do Café (OIC) assinaram ontem – dia 08/03/12 – um memorando de entendimento para cooperação técnica na área da cafeicultura nos países em desenvolvimento. A entidade deve identificar as demandas dos países produtores, e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) vai executar os projetos.deverá assinar nos próximos dias um protocolo de cooperação para transferência de tecnologia a países-membros da OIC”. Segundo fonte do jornal Valor Econômico e divulgada no portal Manejo e Lavoura Cafeeira – PEABIRUS.
Nós da SINCAL, estamos completamente indignados com esse acordo. Há ainda muito trabalho a ser feito no nosso setor, como divulgar a qualidade do nosso café, capacitarmos produtores, investir em certificações e melhorar nossa comercialização. Não podemos jamais perder o foco no NOSSO produtor e no NOSSO café. Somos a favor da colaboração saudável, mas que jamais entre em conflito com o nosso propósito principal: vender café com qualidade e quantidade a um preço justo.
Vamos nos mobilizar para proibir que tudo que construímos até o momento não seja oferecido arbitrariamente para outros países. É hora de solidificar o café brasileiro lá fora vendendo CAFÉ a um preço que dê lucro, e não TECNOLOGIA de graça! Alertamos os profissionais de toda a cadeia do café, que fiquem atentos às investidas de pessoas querendo levá-los a difundir conhecimento para fora. Devemos nos proteger e nos fortalecer.
Contem conosco para vencer mais essa luta!