Caríssimo Dr. José Gerardo Fontelles,
Estamos recebendo inúmeras reclamações com relação aos agentes financeiros,
principalmente o Banco do Brasil e as Credis, que estão ameaçando retaliações contra os cafeicultores que estão tentando colocar em andamento as negociações via as resoluções 3774; 3739; 3783; 3785. sendo que os referidos agentes financeiros não demonstram o mínimo interesse em operacionalizar as citadas resoluções e, ainda estão alegando que cortarão os créditos dos mutuários que optarem pelas resoluções que se caracterizarão como inaptos pela própria confissão de dificuldades financeiras para honrar esses compromissos.
Foi realizada uma reunião, da SINCAL, na última quinta-feira, dia 08/10/09, com os todos seus representantes e foi unânime as reclamações no sentido do exposto.
Nesse final de semana, por exemplo, recebi ligações telefônicas dos seguintes
cafeicultores reclamando dentro desse contexto como:
• Sr. Valter Pereira Marques da cidade de Araguari / Triângulo Mineiro;
• Sr. Ângelo Trevisan da cidade de Araguari / Triângulo Mineiro;
• Srs. Nerso Chihara, Rinaldo Brambilla, Heitor Botolletto e Sergio Luis Danona – Cafeicultores de Coromandel no Alto Paranaíba/MG; entre varios outros cafeicultores do Sul de Minas Gerais e demais regiões produtores de café.
Além do que, estamos aguardando a publicação da medida provisória das CPRs que até esse momento não foi publicada.
Estamos externando esses fatos no sentido da sua valiosa e costumeira interferência para agilização dessas operações em prol da nossa cafeicultura.
Atenciosamente,
Armando Matielli
Presidente Executivo da SINCAL
Associação Nacional dos Sindicato Rurais
das Regiões Produtoras de Café e Leite – SINCAL