O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do país – produzindo 9 milhões de sacas/ano -, e o 1º de conilon, alcançando 23% da produção nacional. Já a comercialização é de 1 milhão de quilos/mês Números do café no ES O café é o segundo produto mais comercializado do mundo. Apreciado há 1500 anos, o produto desenvolveu e ainda desenvolve importante atividade econômica no país. O Brasil é o maior produtor mundial de café e o segundo mercado consumidor, com cerca 15,54 milhões de sacas/ano, O Espírito Santo é o 2º maior produtor de café, e o 1º de conilon do Brasil, alcançando a marca de 23% da produção nacional. Entre os 20 municípios de maior produção do país, 11 são capixabas, com destaque para Jaguaré. Localizado ao norte do Estado, o município produz anualmente cerca de 25 mil toneladas do produto. Mesmo sendo um Estado com pequena área territorial – 0,5% do território nacional – e com a produção cafeeira de base familiar, o Espírito Santo emprega cerca de 330.000 pessoas. Os principais destinos de importação são Argentina, Alemanha, Eslovênia, Estados Unidos e Países da Região do Mediterrâneo Os indicadores de desenvolvimento e crescimento atestam a eficiência do trabalho capixaba, com o significativo aumento de produtividade e consumo, uma elevação de cerca de 15%. A permanente presença de nossos produtores nas premiações nacionais do setor levou o Estado a integrar o seleto grupo de produtores de cafés especiais. Mais informações: Iá! Comunicação – (27) 33145909
Amanhã, dia 24, o Sindicato da Indústria do Café (Sincafé) comemora o Dia Nacional do Café em grande estilo. Às 15 horas, no Palácio Anchieta, acontece o lançamento do 14° Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé) no Espírito Santo. O evento, que é um dos mais importantes realizados no país e que reúne as indústrias brasileiras que trabalham com o café, acontece este ano no Sesc de Guarapari, entre os dias 22 a 26 de novembro.
O Encafé é atualmente o mais tradicional evento do setor cafeeiro, que reúne em um único local, compradores e fornecedores. Empresas de todos os portes marcam presença nesse encontro, que tem nos últimos anos concentrado grande poder de decisão ao reunir representantes de alto nível empresarial, proprietários e executivos das principais empresas do setor.
Segundo o presidente da Indústria do Café, Egídio Malanquini, o Encafé sendo realizado no Estado vai fortalecer ainda mais a cadeia cafeeira do Espírito Santo, que está investindo em pesquisa, tecnologia e gerindo a atividade com profissionalismo. “O Espírito Santo está na vanguarda em qualidade de café, mas já é o segundo maior produtor de café do país – produzindo 9 milhões de sacas/ano -, e o 1º de conilon, alcançando 23% da produção nacional. Só o município de Jaguaré produz anualmente cerca de 25 mil toneladas do produto. Já a comercialização é de 1 milhão de quilos/mês”, destaca.
Durante o 14º Encafé, haverá destaque especial para os cafés do Espírito Santo. Um amplo estande será montado para mostrar os estudos e pesquisas sobre as diferentes formas de preparação do conillon e do café arábica das montanhas do Espírito Santo. Os participantes do evento poderão ainda fazer visitas às regiões produtoras do Estado, melhorando o nível de conhecimento e informação sobre estes produtos, além de ampliar o relacionamento com produtores, exportadores e comerciantes de café.
Para a captação do evento, o Sincafé contou com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV) da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e todo o setor cafeeiro do Estado.
Sincafé – Egídio Malanquini – (27) 3229-6911 / (27) 9258-2319