DEFINIDA PROGRAMAÇÃO DO 10º SIMPÓSIO
A relação entre o cafeicultor e o meio ambiente será o grande diferencial do Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha. A décima edição do evento começa no dia 22, no Espaço Cultural da Fumaph, em Manhuaçu (MG) e pretende reunir mais de 800 pessoas por dia em debates, palestras e visitas de campo sobre novidades no setor cafeeiro.
O simpósio deste ano coincide com o dia mundial da água. Entre as palestras, o debate sobre licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e direitos e deveres do produtor frente ao meio ambiente vai orientar os participantes. O assessor de meio ambiente da Faemg, Carlos Alberto Santos, será o palestrante.
A preocupação com o meio ambiente ganhou destaque ao longo dos últimos anos, mas ainda não tinha ganhado o espaço do simpósio. “Hoje em dia, os produtores enfrentam dificuldades por falta desse tipo de informação. Queremos reverter essa realidade, dando condições para que ele compreenda o processo e ajuste suas práticas”, ressalta o Gerente do Núcleo do Instituto Estadual de Florestas (IEF) – regional de Manhuaçu e um dos debatedores Kildaire Lima Brandão.
Ao longo de dez anos, as palestras enfocaram a qualidade e a produtividade e resultaram numa melhora significativa nos cafés produzidos nas montanhas da região do Caparaó e do Espírito Santo. O reconhecimento veio em concursos internacionais de qualidade e garantiram a mudança da imagem que os chamados cafés rio-zona tinham no mercado brasileiro. Em 2005, o simpósio se voltou para a administração da propriedade rural. Com temáticas de gestão, controle e planejamento, o produtor tradicional e os filhos, formados numa nova cultura, iniciaram uma mudança tecnológica e gerencial nas fazendas. Este ano, o simpósio completa o ciclo com o foco no meio ambiente.
PROGRAMAÇÃO
O 10º Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha começa no dia 22 e se estende até a tarde do dia 24. As inscrições e outras informações podem ser obtidas na Aciam, pelo telefone (33) 3331-2829. O evento será o Espaço Cultural da Fumaph, numa realização da Aciam com apoio da Prefeitura e da Câmara de Manhuaçu.
Confira a programação:
Quarta-feira – 22 de Março
09:00 h – Abertura – Pronunciamento de Autoridades Presentes.
10:30 h – Cenário da Cafeicultura Atual
Palestrantes: Dr. Silas Brasileiro – Secretário da Agricultura de Minas Gerais e Dr. Ricardo Ferraço – Secretário da Agricultura do Espírito Santo.
14:00 h – Agrominas – Um Programa de Minas para o Café do Brasil
Palestrante: Dr. Aguinaldo José de Lima – Produtor Rural e cafeicultor/Consultor em projetos agropecuários e associativismo.
15:00 h – Programa Qualidade de Café – Aumento Consumo Interno
Palestrante: Dr. Almir Filho – Presidente Sindicafé MG/Vice-Pres. Da ABIC
16:30 h – Avanço da Biotecnologia na Agricultura
Palestrante: Dr. Carlos Henrique S. Carvalho – Agrônomo EMBRAPA
Quinta-feira – 23 de Março.
09:00 h – Palestra Motivacional – As Mudanças e sua Repercussão no Comportamento das Pessoas.
Palestrante: Dr. Antônio Roberto Soares – Administrador de Empresas e Advogado/Consultor na área de comportamento humano em programas diários na TV Alterosa/SBT e Rádio Itatiaia
10:30 h – Manejo de Cafezais para Competividade da Cafeicultura de Montanha
Palestrante:Dr.José Braz Matielo –M.A.P.A. – Procafé
14:00 h – Produção Integrada na Cafeicultura de Montanha.
Palestrante: Prof. Laércio Zambolim – Engº Agrônomo/Professor Titutal Deptº Fitopatologia – Universidade Federal de Viçosa.
16:30 h – Meio Ambiente – Licenciamento Ambiental, Recursos Híbidros, Direitos e Deveres do Produtor Rural
Palestrante: Dr. Carlos Alberto Santos – Assessor Meio Ambiente da FAEMG
Sexta-feira – 24 de Março
8:00 h – Dia de Campo – Centro Experimental de Café Eloi Carlos Heringer – Martins Soares.
Mais Informações com a Aciam (33) 3331-2829 ou com Carlos Henrique (33) 8817 0110 carloscruz@bol.com.br