08/06/2009 – O estoque privado de café beneficiado no Brasil, relativo à safra 2007/2008, verificado em 31 de março deste ano, é de 14,6 milhões de sacas de 60 quilos, sendo 14 milhões do tipo arábica e 651 mil do conillon.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O total corresponde a 31,7% do que foi colhido naquele ciclo, que fechou em 45,9 milhões de sacas.
A maior produção está em Minas Gerais e, por consequência, o maior volume de estoques privados, que chegou a 10,3 milhões de sacas de arábica e 42 mil do conilon.
As informações partem da assessoria de comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto, os números são baseados nas pesquisas feitas em cooperativas e indústrias.
“Acredito que não exista outro levantamento de estoque privado que tenha a consolidação e abrangência do realizado pela Conab.
Provavelmente estamos consumindo mais do que 16 milhões de sacas de café no mercado nacional.” A Conab realizou a pesquisa junto a 1.176 estabelecimentos cadastrados que compõem a cadeia produtiva em todo o País, como industriais, exportadores, produtores e cooperativados, com destaque para a região Sudeste, onde se encontram os maiores estados produtores. (LC)