O Canadá já é um tradicional comprador de cafés do Brasil. Em 2008, importou US$ 53,521 milhões de café verde (19.728 toneladas) e US$ 17,711 milhões de café solúvel (1.968 toneladas). Esses volumes indicam que também há potencial para a venda de cafés industrializados (grão torrado ou moído) aos canadenses.
E, segundo informações da Tempo de Comunicação (contato ao final do texto), é com o objetivo de prospectar esse mercado que o ‘Cafés do Brasil’ participará do Pavilhão Brasileiro no SIAL 2009 – Salão Internacional de Alimentação, que ocorrerá em Montreal, no Palácio dos Congressos, de quarta a sexta-feira (1º a 3 de abril).
“Nossa participação será institucional. Vamos realizar degustação de blends das várias regiões produtoras, mostrando a diversidade de aroma, corpo e sabor dos cafés brasileiros, e distribuir material promocional e informativo. É uma ação exploratória para buscar oportunidades de negócios”, diz Christian Santiago e Silva, coordenador executivo do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado pela Apex–Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em parceria com a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café).
A organização do Pavilhão Brasileiro, que contará com a presença de 29 empresas e entidades, está a cargo do Secom (Setor de Promoção Comercial do Brasil), chefiado pela Ministra Wanja Campos da Nóbrega, do Consulado Geral do Brasil em Toronto. O Secom é responsável pela promoção de produtos e serviços brasileiros e, entre outras realizações, dá apoio a missões empresariais, organiza seminários, cuida da captação de investimentos, divulga o turismo no Brasil e coordena a participação de empresas brasileiras em feiras e congressos no território canadense.
Foco nos mercados ‘traders’ — A exportação de café torrado e moído com marca brasileira é uma iniciativa muito recente, que assumiu uma característica de negócios consistentes a partir de 2002. Com apoio da Apex-Brasil, que mantém convênio com a Abic na realização do PSI, as vendas para o exterior totalizaram US$ 35,6 milhões em 2008, contra US$ 26,0 milhões de 2007, ou um aumento de 37%. Em sete anos, as vendas cresceram em quase 800%, considerando que, em 2002, os embarques foram de US$ 4 milhões. Os principais mercados são, respectivamente, EUA, Itália, Argentina e Japão.
O novo convênio firmado entre Apex-Brasil e Abic, com validade até 2010, prevê novas estratégias para a inserção dos Cafés do Brasil em diferentes mercados, principalmente os considerados “traders”, que são países ou regiões com um alto potencial de comercialização dos produtos, como é o caso do Canadá.
SERVIÇO
Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados www.abic.com.br / www.apexbrasil.com.br
Divulgação: Tempo de Comunicação – 30/03/2009
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