O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) celebra 32 anos de atuação em Minas Gerais nesta segunda-feira (7/4), com grandes conquistas no fortalecimento da agropecuária. A entidade promove capacitação por meio de cursos, assistência técnica e de promoção social que transformam a vida de produtores e suas famílias.
O Escritório Regional de Viçosa, presente desde 1995, atende 97 municípios em parceria com Sindicatos Rurais e entidades locais. As ações já alcançaram mais de 420 mil pessoas em mais de 30 mil eventos, além dos grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que atualmente são 49, em diversas atividades agropecuárias.
Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Marcos Reis, o Senar é peça fundamental para alavancar o agronegócio em diversos âmbitos. Nós proporcionamos conhecimento e informação para que os produtores possam fazer mais e melhor as suas atividades. Ele destaca ainda o papel da entidade em solucionar um dos gargalos do campo, que é a qualificação da mão de obra para um setor em expansão.
Dia de Campo em Santa Margarida. Foto: Faemg Senar
Transformação
Silvana Novais, que esteve à frente do Escritório Regional de Viçosa por mais de duas décadas, afirma que a atuação do Senar transformou a agropecuária local, especialmente a cafeicultura.
“Grande parte da grade de cursos do Senar Minas voltados à cafeicultura foi criada a partir de demandas dos produtores da Zona da Mata” e que “o conhecimento mudou a fama de região produtora de cafés ruins para uma das maiores produtoras de cafés especiais do estado” explica Silvana.
A cafeicultora Gláucia Duarte, de Paula Cândido, é prova disso. Ex-professora, ela conta que o Senar Minas abriu portas gigantes de oportunidades.
“Fez com que saíssemos de amadores para profissionais na cafeicultura, trabalhando com compromisso e responsabilidade”.
Após participar de cursos e do programa ATeG Café+Forte, Gláucia e o marido comandam a propriedade da família e possuem sua própria marca de café torrado.
Para Sebastião Oliveira, agente de desenvolvimento rural dos Sindicatos de Tombos, Eugenópolis e Antônio Prado de Minas, é um orgulho fazer parte das transformações que o Senar proporciona. Atuando desde a fundação do Senar Minas na região, ele destaca que viu muitas pessoas simples tendo a oportunidade de melhorar sua renda e mudar a vida de suas famílias. “São tantas histórias emocionantes que daria para escrever um livro”, concluiu.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura