Senador Valdir Raupp destaca pesquisa sobre participação do café na economia nacional

Geral – , 14/06/06 09:37

Por: Agência Senado

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) registrou, nesta segunda-feira (12), a realização, pelo Instituto Agronômico de Campinas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de pesquisa com o objetivo de identificar a importância do café na economia dos principais estados produtores do país. O levantamento, segundo o parlamentar, inclui dados de Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Espírito Santo e Bahia.


O objetivo da pesquisa, disse Raupp, é verificar a participação da produção de grãos e da indústria de café nas economias dos estados e o impacto sobre as economias estaduais da redução da produção de café a níveis mais baixos, em algum desses estados. O estudo também aborda a industrialização do setor, hoje concentrada em São Paulo e Paraná, buscando identificar o impacto sobre a economia de cada um dos estados do deslocamento da infra-estrutura para outras regiões produtoras, e seus efeitos sobre a economia nacional.


Raupp pediu atenção especial para seu estão, o quinto maior produtor.


– Rondônia tem apenas pequenas torrefadoras de café. Não temos uma fábrica de café solúvel, a exemplo de Paraná e São Paulo. Está na hora de o governo brasileiro descentralizar a implantação de indústrias, através, por exemplo, da criação de novas zonas francas – defendeu ele, informando que, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rondônia possui, atualmente, 172 mil hectares de café plantados e colhe 1,7 milhões de sacas por ano.

Valdir Raupp foi aparteado pelo senador Amir Lando (PMDB-RO), que observou que o café é uma atividade agrícola de grande potencial, já que pode propiciar, numa área relativamente pequena, geração de renda suficiente para sustentar uma família.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.