Seminário ensina a exportar café e outros produtos agrícolas

Carlos Nogueira/A Tribuna


Embarque de açúcar no porto: produto é um dos poucos da cadeia rural na pauta de exportações do estado Produtores rurais e empresários do agronegócio têm quinta-feira oportunidade única de tirar dúvidas e aprender o jeito certo de exportar.


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) fazem o primeiro seminário com especialistas, exclusivo para o setor rural, em Belo Horizonte.

O Seminário do Agronegócio para Exportação (Agroex) será gratuito e faz parte de uma série de oito encontros que o ministério promoverá no país para divulgar as oportunidades de exportação do agronegócio. Ampliar o número de produtores exportadores e diversificar os tipos de mercadorias embarcadas para o exterior, segundo os organizadores, é fundamental para o fortalecimento do agronegócio nacional.

Como muitos produtores ainda consideram a exportação um mistério, os organizadores apostam no seminário como uma forma de difundir os métodos mais vantajosos de vender para países estrangeiros. “O país tem grande potencial no agronegócio, mas perdemos mercado por falta de informação das pessoas que trabalham na área”, afirma o assessor do Departamento Técnico da Faemg, Rodrigo Pontes. Segundo ele, as informações serão direcionadas para a agropecuária do estado, que tem a exportação agrícola baseada em poucos produtos, como café, soja, açúcar e álcool. Serão abordados temas como acordos sanitários internacionais, promoção de produtos no exterior e mecanismos de exportação existentes. O Agroex será no auditório do Sebrae, no bairro Nova Suíça.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Faemg (www.faemg.org.br , no qual é possível ter acesso à programação completa e os nomes dos técnicos palestrantes. Informações nos telefones (31) 3074-3050 e (31) 3074-3048.

Fonte: Estado de Minas

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.