A chuva prosseguirá sobre o Paraná e São Paulo, alcançando inclusive a Alta Mogiana a partir de hoje.
Choveu intensamente sobre o norte do Paraná, Alta Paulista e Baixa Mogiana nas últimas 24 horas. De acordo com o Cemaden, o acumulado alcançou 55mm em Borrazópolis-PR, 40mm em Jaguariaíva-PR, 30mm em Apucarana-PR, 25mm em Marília-SP e 20mm em Amparo-SP.
A chuva prosseguirá sobre o Paraná e São Paulo, alcançando inclusive a Alta Mogiana a partir de hoje. Também há previsão de chuva sobre o sul e leste de Minas Gerais (hoje e amanhã), Espírito Santo e sul da Bahia (entre sextafeira e o fim de semana).
Na semana que vem, a chuva espalha pelo Brasil e também alcança o Cerrado. A temperatura declina a partir do dia 11 de junho, mas sem potencial para geadas em nenhuma área de café.
No segundo decêndio de outubro, espera-se chuva acima da média para o período em todas as áreas de café da Região
Sudeste e do sul da Bahia.
Linhas de instabilidade causaram chuva em algumas áreas produtoras de café nesta madrugada. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 13 milímetros em Araxá-MG, 11 milímetros em Muriaé-MG e 10 milímetros em Passos-MG.
A chuva prossegue nesta terça-feira e a partir do fim de semana. De acordo com a simulação COSMO do INMET, até o sábado, o acumulado passa dos 50 milímetros no Paraná e oeste de São Paulo, oscila entre 10 e 30 milímetros na Mogiana, sudoeste e sul de Minas Gerais e fica abaixo dos 10 milímetros no Cerrado, Zona da Mata e Espírito Santo.
Condição para tempo instável no sul do Brasil
Nesta quinta-feira (17/08), o tempo será instável entre áreas do RS e SC, com condições para pancadas de chuva isoladas que poderão ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo pontual. Pancadas de chuva, a partir da tarde, ocorrerão entre o centro-leste do PR e Litoral Sul de SP. Também ocorrerão pancadas de chuva nos extremos norte e noroeste do AM, norte e leste de RR.
Com menor chance as pancadas de chuva isoladas ocorrerão entre o ES e Litoral Norte do RJ, também no centro-sul de RR e centro-oeste do AM. Entre o Litoral Leste do RN ao Litoral Norte da BA haverá chance de chuvas fracas e isoladas. Nas demais regiões do Brasil, predomínio de sol e pouca nebulosidade. Permanece também a condição de baixa umidade relativa do ar em grande parte das Regiões Centro-Oeste e Nordeste.
Obs: Texto referente ao dia 16/08/2016-18h04
REGIÃO SUDESTE
17/08/2016: No sul e litoral sul de SP: pancadas de chuva à tarde. No nordeste do RJ e no ES: possibilidade de pancadas de chuva. No leste de MG e norte do RJ: possibilidade de chuva. Nas demais áreas do RJ, sul e sudeste de MG e leste de SP: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura estável. Temperatura máxima: 38°C no norte de MG. Temperatura mínima: 11°C no sul de MG.
18/08/2016: No sul de SP: muitas nuvens e chuva. No litoral norte de SP: chuva à tarde. No leste e centro-sul do RJ, leste de SP e sul de MG: possibilidade de chuva à noite. No interior de SP, sudoeste de MG: sol e poucas nuvens. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura em declínio no leste e sul de SP.
Tendência: No centro-sul de SP: possibilidade de pancadas de chuva à noite. No sudeste de SP: possibilidade de chuva. No leste de SP: possibilidade de chuva pela manhã. No centro-sul do RJ, sul e nordeste de MG, norte do ES: sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região: predomínio de sol. Temperatura baixa na faixa do litoral e sul paulista.
CPTEC/INPE/MCTI
Atualizado 16/08/2016 – 21h16
Semana com chuva sobre o centro e sul do Brasil pela passagem de frentes frias e linhas de instabilidade.
De acordo com a simulação COSMO, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a altura da precipitação oscila entre 10 e 30 milímetros no Paraná e São Paulo e entre 7 e 20 milímetros no sul de Minas Gerais. No cerrado e zona da mata de Minas Gerais e no sul de Minas Gerais, choverá aproximadamente 5 milímetros até a sexta-feira.