Segundo vários analistas , preços do café arábica devem aumentar em 2013

02/01/2013  Café da terra

O café arábica teve um 2012 sombrio para os preços, perdendo mais de um terço de seu valor, tornando-a particularmente na  pior commodities de Nova York.


Os preços do café têm sido minados por uma forte safra  no Brasil, com um recorde de 50,8 milhões sacas incluindo café robusta, e as idéias de um retorno a um excedente de mercado em 2012-13.


Segundo o banco Barclays , “Esperamos 2013-14 do Brasil uma safra ” ano-off “para experimentar uma pequena recessão do que anterior ‘off-ano” , onde como o tempo tem sido favorável para o florescimento de cafeeiros declínios anteriores “fora-de-ano’ experientes de 15 a 20%;. No entanto , para 2013-14, espera-se uma queda de apenas 5,9%. “Um maior investimento em novas mudas, uso de fertilizantes e expansão da área também vai ajudar a safra brasileira. Além de uma grande safra no Brasil, há oferta confortável em outros lugares também.  Já naColômbia na produção 2012-13  é esperado para se recuperar modestamente para 8, 8 milhões de sacas ante a 7,7 milhões em 2011-12, enquanto a produção do México e América Central deverá manter-se elevado. “Do lado da procura, esperamos outra substituição de grãos de arábica para robusta a ser limitada devido ao estreitamento prêmio comandos de café arábica, embora continua as  incerteza macro que poderá  suprimir a demanda. “Esperamos que os preços do café devem ter suporte por  ser suportado por um ano  ‘off ” na  safra do Brasil. Além disso, os dados da US Commodity Futures Trading Commission mostram que uma grande posição especulativa de vendas dos Fundos  deixaram  o mercado vulnerável a um rali de cobertura de compras .”


Para o banco Commerzbank, ” A difícil conjuntura econômica global e  as exportações mais altas da América Central e uma colheita recorde  no Brasil são fatores que contribuem para o nível de preços deprimidos para o café arábica. “As perspectivas para a próxima safra brasileira também é bom no presente, mesmo que deve ser menor em termos absolutos devido a um ano de baixo rendimento novo e  as cooperativas  esperam  que a produção diminuirá  em sua área em 25%. ”


Os sentimentos  ruins  no mercado de café se reflete também no posicionamento de investidores especulativos financeiros , onde as posições vendidas líquidas atingiram o seu nível mais alto desde maio de 2007. “Embora não haja escassez de café arábica no momento, os preços para este tipo de café deve pegar nos próximos meses, em nossa opinião, como a expectativa de uma safra menor seguinte devido à vinda de baixo rendimento no Brasil, de longe o maior produtor, deverá em breve ter mais impacto sobre os preços. “O aumento de 62% de ações observadas ao longo do ano na bolsa ICE deve então mudar.”


Para o Rabobank, “Os preços do café devem aumentar em 2013, encontrando apoio de aumento da demanda global e apertar os níveis de estoques. “Os preços do arábica caíram mais de 52% da alta de 2011. No entanto, a nosso ver, uma temporada de déficit potencial em 2013-14 e uma posição especulador já grande desvantagem vai temperar ainda mais. “Os fundamentos de café  Arábica estão previstas para ser excedentária para 2012-13, que será um aspecto de baixa pesando sobre os preços no início de 2013 devido ao investidor de curto-circuito e mão-a-boca compra torrefadora. Nossa previsão para 2012-13 arabica é um 4,1 milhões de sacas excedente. “As projeções iniciais para 2013-14 sugerem um déficit provável.


A perspectiva em 2013 é positivo devido a esse déficit potencial, compra torrefadora antecipada e agricultores brasileiros detentores de abastecimento do mercado.”


Para o Societe Generale, “Os preços do café parecem ser extremamente desvalorizado do ponto de vista fundamental, mas as preocupações macro continuam a empurrar os preços para baixo para novas mínimas. “Como  os agricultores brasileiros  acumulam  perda nos preços , este grande inventário está agora pesando sobre o mercado na expectativa de uma venda forçada à frente da próxima safra.” Enquanto os estoques na ICE têm vindo a aumentar ao longo dos últimos 12 meses, e especialmente desde junho , eles ainda são historicamente muito baixo. “Para ter certeza, os preços reagiram rapidamente para inventários de queda sobre os últimos anos. No entanto, eles dissociaram  em maio de 2011. “Os estoques ICE atingiu uma alta de cinco anos em 24 de outubro de 2008 em 4,6 milhões de sacas. O preço de fechamento do café arábica no  dia era 108,65 centavos de dólar por libra-peso. A partir de 14 de novembro de 2012, os estoques do ICE foi de 2,5 milhões de sacas, enquanto os preços fecharam em 147,70 centavos de dólar uma libra. “Em conjunto, defendemos que o sell-off  no  café é exagerado como o mercado não apreciar plenamente como historicamente baixos estoques.”


Fonte : Agnocafe

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.