CAFÉ
Abril de 2006.
Durante o período de 1º a 24 de março de 2006, 24 técnicos do DERAL/SEAB das 11 regiões cafeeiras do Estado realizaram pesquisa de campo em 123 municípios e aplicaram questionário padrão junto a 548 cafeicultores. Destes, 331 propriedades cafeeiras fazem parte da metodologia (amostragem – método objetivo) de previsão de safra cafeeira do DERAL.
O objetivo da pesquisa foi o de obter a segunda previsão de área e produção para a Safra 2006/07 – colheita 2006. Também foram pesquisados dados sobre o sistema de cultivo utilizado pelos cafeicultores, número de covas e plantios novos.
TABELA 01 – PREVISÃO PARA A SAFRA 2006/07 – abril/06
COLHEITA 2006 / Área (ha) / Parque Cafeeiro (Mil covas)
Área e Produção
A área total de café do Estado sofreu uma redução de 1,3% (1.400 ha) em relação ao primeiro levantamento realizado em de novembro de 2005. A área em produção também foi reavaliada e ficou em 2,2% (2.260 ha) inferior ao último levantamento.
Os núcleos regionais da SEAB de Londrina e Ivaiporã, que juntos respondem por 24% da área de café do Estado e possuem 36 municípios produtores, apresentaram maior índice de redução na área cultivada. O trabalho mais detalhado Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento –SEAB
Departamento de Economia Rural – DERAL
naquelas regiões constatou a erradicação de lavouras ainda em fins de 2005 (após 1ª previsão) e foram também efetuados ajustes na estimativa da área total de café em alguns municípios.
Mesmo com a redução na área em produção, a previsão da produção do Paraná é 4,6% maior, e a produtividade média 7,0% superior em relação à previsão inicial. Nas regiões localizadas ao Noroeste do Estado, com solo misto e arenoso e temperatura média mais elevada, constatou-se quebra entre 3 e 5% na produção. O volume foi compensado e superado com o aumento do potencial da produção verificado na região Norte que responde por 64% da área cultivada no Estado e que possui solo argiloso. Na região Norte o regime de chuvas foi mais regular. As lavouras adensadas ocupam 55% (56.145 ha) da área em produção nesta safra e deverão produzir 66% (1,46 milhão de sacas) da produção total prevista. Dos atuais 4.440 hectares em formação, estima-se que 85% são de plantios novos com menos de 2 anos e 15% de áreas manejadas com podas e que não terão colheita este ano.
Clima
Para a atual safra, as chuvas registradas no segundo semestre de 2005, em especial após o período da colheita, contribuíram para a ocorrência de floradas normais e muito satisfatórias em boa parte das lavouras do Estado, principalmente nas regiões de maior potencial de produção (Centro-Norte/Norte).
No início deste ano o volume de chuva ficou irregular apenas no mês de janeiro (entre 02 e 25/01), registrando precipitações irregulares e abaixo do normal. Nas regiões cafeeiras de maior potencial de produção, o regime de chuvas foi normal favorecendo o potencial produtivo.
Conjuntura Atual
Os dados do Sistema de Acompanhamento de Safra do mês de abril indicam volume de 3% da produção já colhida, com os trabalhos de colheita se intensificando em praticamente todas regiões cafeeiras do Estado.
Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento –SEAB
Departamento de Economia Rural – DERAL
A atual previsão de produção para esta safra representa um acréscimo de 55% em relação à safra passada.
No próximo dia 10 de maio em Londrina, ocorrerá o lançamento do “Alerta Geada 2006” desenvolvido pelo IAPAR e SIMEPAR com objetivo de orientar os cafeicultores quanto ao risco de ocorrências de geadas e os métodos preventivos para controle dos danos nas lavouras novas.
Economista PAULO SÉRGIO FRANZINI
SEAB/DERAL/Apucarana
(43) 3422-7822
f ranzini@seab.pr.gov.br www.pr.gov.br/seab
Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento –SEAB
Departamento de Economia Rural – DERAL