De Com Governo de Rondônia
23/01/2012
José Luiz Alves
Durante reunião realizada na segunda-feira (21), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), com o deputado Nilton Capixaba; o superintendente Federal de Agricultura de Agricultura, no Estado, José Valterlins e o secretário Evandro Padovani, fora estabelecida uma parceria técnica para reativar a Câmara Setorial do Café em Rondônia.
Para o deputado Nilton Capixaba, esse é o primeiro passo para o Estado conseguir uma vaga no Conselho Nacional do Café, melhorando as condições de financiamentos para estocagem, plantio e melhorias nas lavouras. O superintendente Federal de Agricultura, José Valterlins, lembrou que as novas tecnologias e cafezais clonados farão com que a produção passe das 100 sacas por hectare de lavouras cultivadas no Estado.
Durante a reunião, ficou estabelecido que, ainda no mês de fevereiro, o secretário de Agricultura Evandro Padovani estará reunindo os cafeicultores do município de Cacoal para discutir, além da reativação da Câmara Setorial do Café no Estado, a certificação deste produto para agregar mais valor na hora da comercialização. Evandro Padovani assegurou que o governador Confúcio Moura está apoiando a revitalização dos cafezais em Rondônia.
Além dos produtores de café de Cacoal e região, serão convidados os deputados Valdivino Tucura, Glaucione Rodrigues, Marcelino Tenório, Kaká Mendonça e outras autoridades, entre elas, o diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Edilson Martins.
Conilon BRS – O objetivo do encontro em Cacoal será o de apresentar aos cafeicultores e autoridades ligadas ao setor produtivo, a cultivar do Conilon BRS Ouro Preto, desenvolvido pela Embrapa-RO, uma clonal composta de 15 ciclos de maturação intermediária, tolerantes aos principais estresses climáticos observados nos polos de cafeicultura em Rondônia. A Nova cultivar é indicada para o cultivo em sequeiro ou com irrigação.
Assim, com manejo adequado, ela (nova cultivar) apresenta potencial de produtividade de 70 sacas beneficiadas por hectare, em lavouras de sequeiro. Possui grãos com maior uniformidade de maturação. Apresenta rendimento no beneficiamento acima de 52%. O Conilon BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 40 mil pequenas e médias propriedades rurais cafeicultoras no Estado.