17/06/2013, FAEMG
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, apresentou, nesta segunda-feira (17), em Brasília, os preparativos para a realização da Semana Internacional do Café. O evento, um dos maiores da cafeicultura mundial em 2013, será realizado no período de 9 a 13 de setembro, no Expominas de Belo Horizonte, e vai receber a reunião de 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira da América Latina ligada á cafeicultura.
A apresentação do secretário foi realizada no Instituto Rio Branco, durante o seminário que dá início ás comemorações do cinquentenário da OIC, promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pelo Ministério da Relações Exteriores. A OIC é o principal organismo intergovernamental do setor no mundo. A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização em setembro, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira – maior produtor mundial do produto.
“Com este grande evento em Minas Gerais iremos mostrar ao mundo a qualidade e a sustentabilidade da produção mineira e brasileira” disse Elmiro Nascimento, que apresentou aos participantes do seminário a estrutura, logística e a programação da Semana Internacional do Café.
A abertura oficial da Semana Internacional do Café será na manhã do dia 9 de setembro. Até o dia 12, os delegados dos países membros da OIC participam de uma série de reuniões no Expominas, quando discutem assuntos como fortalecimento do setor cafeeiro global e as principais questões e dificuldades do comércio internacional do café, além do desenvolvimento de políticas para a atividade. No dia 13, haverá visitas técnicas a regiões produtoras de café em Minas Gerais.
O diretor-executivo da OIC, Robério Silva, informou que vários setores da cafeicultura estarão representados na reunião de Belo Horizonte. “Teremos representantes governamentais, mas também de traders, indústrias de café para discutir o futuro da cafeicultura e as ações que podemos adotar para melhoria da cadeia produtiva”, disse.
O embaixador Ênio Cordeiro, do Ministério das Relações Exteriores, também destacou que a reunião da OIC na capital mineira, além de celebrar o centenário da organização, será uma oportunidade para “valorizar e explorar os caminhos e soluções para os desafios do setor”.
A Semana Internacional do Café será promovida pela Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com a OIC, FAEMG, Sebrae, Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento), MRE (Ministério das Relações Exteriores) e Café Editora.
Espaço Café Brasil
Outra atração da Semana Internacional do Café será a 8ª edição do Espaço Café Brasil, a maior feira do setor na América Latina, que pela primeira vez será realizado em Belo Horizonte. O Espaço Café Brasil é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés, oferecendo área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. A feira atrai os principais compradores e fornecedores do mundo. Paralelamente á feira ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminário e workshops.
Durante a feira será realizada a IV Conferência Internacional de Cafés Arábicas Naturais 2013, encontro que será promovido pela primeira vez no Brasil. Também estão na programação o Seminário DNA Café 2013, a rodada de Negócios & Coffee of the Year Brasil 2013, com a escolha do melhor café do ano, e a Pré-seleção do Early Harvest, promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, que selecionará lotes de café que irão concorrer na etapa nacional e, se classificados, na etapa mundial do evento em outubro.