O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Silas Brasileiro, inaugura hoje (23), o Centro de Excelência do Café de Machado, no Sul de Minas. De acordo com o secretário, este é o primeiro dos quatro Centros de Excelência de Café que serão criados naquele Estado (os outros serão os de Patrocínio no Alto Paranaíba, Viçosa e Muriaé, na Zona da Mata).
Construído com apoio do governo do Estado, o Centro de Excelência do Café de Machado ocupa uma área de 2.100 metros quadrados. As obras da unidade estão prontas e a próxima etapa será a instalação dos equipamentos nos quatro pavilhões que compõem o projeto.
O primeiro pavilhão contará com anfiteatro para 264 pessoas, duas salas de aula para 400 pessoas cada, biblioteca e dependências da administração. No segundo haverá laboratório de pesquisa da bebida, área para guarda de amostras e classificação de grãos, e um setor para treinamento e atualizações de prova de café, possibilitando a utilização dos critérios clássicos e a prova sensorial, esta para os cafés especiais. O terceiro pavilhão será ocupado por um mini-hotel com capacidade para 60 a 80 pessoas; e o quarto terá um restaurante com 200 lugares.
Durante o evento também será lançada a publicação Intrépida Semente – 70 anos de história da Fazenda Experimental de Machado, que conta a história da produção cafeeira e científica naquela fazenda experimental, que já pertenceu à Embrapa e que hoje está a cargo da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, uma das fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – CBP&D/Café, coordenado pela Embrapa. Foi da Fazenda Experimental de Machado que saiu a cultivar de café “Mundo Novo” que deu origem a milhões de novos cafeeiros.
Fonte:
Embrapa
Jurema Iara Campos – Jornalista
E-mail: jurema.campos@embrapa.br