Secretário da aagrícultura de SP reúne líderes para debater agronegócio










Secretário reúne líderes para debater agronegócio
[ 20/05 – 10:07 ]


O secretário Alberto José Macedo Filho reuniu sexta-feira, no estande da Secretaria de Estado da Agricultura na Agrishow, em Ribeirão Preto, integrantes das 26 Câmaras Setoriais do Estado. O encontro debateu entre outros temas as perspectivas para o agronegócio paulista e teve a participação de lideranças e representantes das principais cadeias produtivas do Estado.

De acordo com o secretário, em nota da assessoria de imprensa da Secretaria, as Câmaras têm papel fundamental para o bom desempenho das cadeias de produção. “O objetivo deste fórum, que une produtores, técnicos, sindicatos e empresários, é mediar e orientar as discussões para aumentar a eficiência, atender os consumidores com produtos de melhor qualidade, promover a competitividade e garantir a distribuição dos lucros de forma igualitária a cada um dos elos da cadeia”, afirmou.

Com o trabalho desenvolvido pelas Câmaras Setoriais, São Paulo tem hoje produtos diferenciados e competitivos, como o Café de Qualidade, Superior, o Carvão Premium, o Suíno Paulista e o Algodão Premium, todos certificados pelo Sistema de Qualidade: Produto de São Paulo. Além dos produtos certificados, a atuação da Câmara Setorial de Leite e Derivados, permitiu a São Paulo concluir, em novembro de 2005, um mapeamento completo da Cadeia Paulista de Produção Leiteira – a Tomografia do Leite.

O Estudo, realizado pelo Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial da Universidade de São Paulo quantificou e unificou dados de toda a cadeia, apontando as principais características de produção, industrialização e consumo do leite paulista. De acordo com o Mapeamento, em 2004, São Paulo produziu 1,74 bilhões de litros de leite e teve consumo estimado de 7,61 bilhões de litros (32,4%) da produção brasileira. Segundo o estudo, São Paulo ainda respondeu por 45% do consumo de leite UHT, 31,2% do iogurte e cerca de 33% dos queijos produzido no país.


[ Redação Cruzeiro do Sul ]

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.