Medida foi tomada após parlamentares solicitarem ao ministro Imbassahy a suspensão da portaria do ministério da Agricultura
Na noite dessa terça-feira 21, o presidente Michel Temer decidiu suspender provisoriamente a importação de café. A medida foi tomada após a intervenção do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, que mais cedo havia recebido em seu gabinete uma comitiva de parlamentares do Espírito Santo, Bahia e Rondônia.
Deputados e senadores levaram ao ministro a preocupação do setor após o ministério da Agricultura publicar uma Portaria que autorizava a redução do imposto na importação do café e pediram a revogação da medida.
O ministério da Agricultura publicou a portaria justificando que tomou a iniciativa após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), indicar estoques reduzidos de café Conilon no Espírito Santo, Rondônia e sul da Bahia, insuficientes para atender às necessidades da indústria de café solúvel.
Para Imbassahy, os parlamentares apresentaram dados da Conab apontando que os estados produtores possuem estoques de café suficientes para abastecer o mercado nacional, sendo essa uma medida prejudicial à todos os produtores.
Em reunião com o presidente, Imbassahy expressou a preocupação dos parlamentares e produtores de café. Temer, decidiu suspender provisoriamente a Portaria para analisar a situação juntos aos órgãos competentes.
Com informações da Secretária de Governo.