Mudas de café são resistentes ao nematóide e garantem bons grãos
A Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento de Marília lança neste mês dois programas de incentivo à produção agrícola. O primeiro garante aos agricultores uma variedade de café resistente aos nematóides e com alta qualidade nos grãos. O segundo programa estabelece apoio para o reflorestamento, fornecendo mudas de eucalipto. Além da preservação ambiental, esta iniciativa permite trabalho conjugado com outras vocações.
“Marília ainda tem uma característica marcante na produção cafeeira. A região comprova isso, nas 13 cidades próximas o total do parque cafeeiro chega a mais de 13 milhões de pés. A cafeicultura hoje é a alternativa mais rentável para os produtores e não se iguala a nenhuma outra produção”, analisou nesta semana o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Antônio Roberto Marconato, que é engenheiro agrônomo. Para ressaltar a rentabilidade do setor, o secretário informou que uma saca de 60 quilos de café chega a ser comercializada por até R$ 250, o que gira em torno de 120 dólares. “Trata-se de uma produção que está capitalizando os agricultores, além de gerar emprego, pois, ainda é restrita à mão-de-obra. A topografia da região é irregular, dificultando a utilização de máquinas, isto favorece a geração de postos de trabalho para toda a cidade de Marília”.
Marconato salientou que o programa de fomento garantirá mudas aos produtores que procurarem a Secretaria Municipal da Agricultura e Abastecimento a partir de critérios estabelecidos pela própria instituição. “Os interessados tanto no programa de café, quanto no de eucalipto poderá procurar maiores informações da na sede da secretaria, que fica na avenida Benedito Alves Delfino, n.º 205, em frente à Fundação Bradesco. Os fones são 3425-1164 e 3415-3698”, informou o secretário Marconato.