Na sede do Centro do Empreendedor do Sebrae-SP, na região central da cidade, mais de 40 empresários participaram ontem (18/05), do Fórum de debates ´Como exportar para o mercado árabe´. A palestra, ministrada pelo secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, trouxe informações de como negociar com o mercado árabe. “O brasileiro tem que saber negociar porque o árabe usa a barganha como técnica”, disse.
Alaby orientou os participantes a conhecerem mais os costumes e religião para que possam fazer melhores negócios. Por exemplo, no caso da exportação da carne bovina, alguns países árabes exigem que seja feito um ritual religioso no momento do abate do animal. “Se estou num país estranho, preciso saber primeiro como vivem e o que querem para depois mostrar meu produto”, disse.
Obter informações conjunturais do mercado de interesse, realizar um estudo prévio dos hábitos de consumo e culturais, ser bom comunicador, ter conhecimento de finanças internacionais, manter contatos periodicamente com o novo parceiro internacional, cumprimento dos contratos e convidar seus parceiros a visitar sua empresa. Essas são algumas dicas do secretário para que o empresário consiga exportar para a região árabe e conquiste seus clientes para outras negociações.
Segundo Alaby, preço é essencial e qualidade é de extrema importância, mas outros fatores dão um diferencial. “Se a empresa tem ISO, registro europeu ou americano e preocupação com o meio ambiente, possui diferenciais que irão destacá-lo e prevalecer suas negociações”, afirma.
Em 2005, as exportações brasileiras aos países árabes alcançaram um total de 5,2 bilhões de dólares. A carne representa 27% dessas exportações e o açúcar 25%. Outros produtos também se destacam como minérios, alumínio, móveis, café e auto-peças.
Hotel Show
O interesse pelo mercado da região vem crescendo entre as pequenas empresas. Com o objetivo de fazer a interligação desses empresários com o mercado, o Sebrae-SP, em parceria com o governo do estado e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira preparou uma missão empresarial a Dubai, nos Emirados Árabes. Entre os dias 1 e 8 de junho, cerca de 10 empresas vão participar de encontros de negócios com importadores árabes durante a Hotel Show, feira direcionada a produtos hoteleiros.
Entre os produtos que as empresas brasileiras vão apresentar aos árabes estão café orgânico, vasos, luminárias, torneiras, chuveiros, bandejas, quadros, vitrais, mosaicos e peças decorativas. “O mercado árabe tem um leque muito grande de segmentos e o Sebrae quer juntar esforços com outras entidades para abrir oportunidades para as pequenas empresas”, disse Maria Eugênia Ruiz Borba, analista de comércio internacional.
Vitrais, mosaicos e azulejos serão os produtos levados pela empresa Sarasá, do artista plástico restaurador Luis Martin Sarasá. “Os vitrais são feitos com vidros importados e pedras brasileiras. Tenho opções para todos os gostos e bolsos”, afirma Luis, que espera agradar o mercado árabe.
Wagner Ribeiro, sócio-proprietário da Glasart, estará na Hotel Show com acessórios de decoração, como por exemplo espelhos. “A região árabe está com um mercado em franco aquecimento, principalmente no setor hoteleiro, por isso me interessei muito em expor na feira”, disse Wagner.
Sobre a Hotel Show:
Maria Eugênia
(11) 3177-4769
mariar@sebraesp.com.br