Oito cafés produzidos no Noroeste Fluminense integraram a mostra que o Sebrae Rio montou um estande na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, para expor os cafés especiais produzidos no Estado.
O evento aconteceu entre os dias 07 e 09 de novembro na Expominas e os produtores fluminenses puderam levar seu café para o maior encontro de cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores do país
No estande, cafés produzidos no Noroeste Fluminense e na região Serrana foram preparados por baristas para degustação dos visitantes. Também houve espaço para exibição de vídeos sobre as fazendas históricas do Vale do Café, no Médio Paraíba, onde o Sebrae Rio está incentivando o replantio dos cafezais.
Os cafés do Noroeste Fluminense expostos no evento são: Café Vargas, Café Iranita, Rodolphi, Sítio Vai e Volta, Café MN, Café Menin, Café Pelegrini e Pedra Elefantina. Além da exposição no estande, os cafés participaram de um Cupping – degustação feita por profissionais – que avaliaram o produto e ofereceram lances para compras dos lotes.
A comitiva de cafeicultores do Noroeste foi acompanhada pelo coordenador regional do Sebrae, Nelson Rocha Filho, e pelo analista José Maurício Apolonio, responsável pelo projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café no Noroeste, que é desenvolvido pelo Sebrae Rio em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Coopercanol e as prefeituras de Varre-Sai, Porciúncula, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana.
“Trata-se de um evento grandioso, focado na produção de cafés especiais, de altíssima qualidade. E a exposição dos nossos cafés deu visibilidade à nossa produção. Nossas marcas foram degustadas e compradas por baristas renomados, pessoas que realmente entendem de café. E isto atesta alta qualidade do café produzido no estado do Rio”, afirma o coordenador regional do Sebrae Rio no Noroeste, Nelson Rocha Filho.
Além da visibilidade dos produtos, a missão técnica teve por objetivo proporcionar aos participantes um aprendizado intensivo sobre o mercado de cafés especiais. A Semana Internacional do Café apresentou ações focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo. A programação incluiu palestras, cursos, workshops, competições, encontros e exposições.