Uma das metas do Sebrae para 2006 será investir no segmento turístico “Cama e Café”, que estrutura-se basicamente em pousadas e casas de moradores que recebem o turista apenas para dormir e tomar café-da-manhã.
De acordo com a consultora na área de Turismo, Ilma Ordine Lopes, esta prática é muito comum na Europa e Estados Unidos, mas ainda inovadora no Brasil. Para ela, o novo segmento vai ajudar a população menos favorecida a viajar.
– Esse setor tem capacidade para aceitar uma demanda de turismo que vem de uma população menos favorecida economicamente e, por conta disso, deixa de viajar nas férias, revelou.
De acordo com Ilma, o segmento é uma oportunidade para o turista que não pode fazer viagens muito longas por conta do custo, podendo ir de carro ou mesmo de ônibus. “A idéia é traçar um círculo no raio de 50 quilômetros de uma determinada região e trabalhar esse destino turístico. As pessoas sairão de suas cidades e visitarão regiões próximas a um custo mais baixo”.
Em vez de estratégias de marketing visando os grandes centros, o Sebrae fará publicidade nos municípios que compõem o círculo. “Fica mais barato e funciona o boca-a-boca”, afirmou.