18/01/2010 15:01:00 – Alagoas 24 horas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Coordenação da Rede de Bancos de Leite Humano, está realizando uma campanha para arrecadação de vidros de maionese e café solúvel com tampa plástica, para serem distribuídos com as unidades que fazem coleta de leite humano junto às mães doadoras. Os recipientes doados devem ser entregues na sede da Sesau, na área da Saúde da Criança.
Segundo a coordenadora da rede, Rosângela Simões, o leite humano é fundamental nas ações para reduzir a mortalidade infantil. Como muitas mães não produzem o suficiente, a doação por parte daquelas que não têm condições de amamentar seus filhos por algum motivo de doença ou produzem em abundância é importante para evitar a morte prematura de recém-nascidos.
Rosângela explica que muitas doadoras não dispõem de recipientes adequados para acondicionar o leite, por isso, ela faz um apelo à população para que faça a doação de vidros de maionese e café solúvel. Quem tiver esses recipientes em casa e quiser contribuir com a campanha deve entregar na sede da Sesau, situada na Avenida da Paz, ou em qualquer unidade da Rede de Bancos de Leite Humano.
Os bancos de leites funcionam nas maternidades Santa Mônica, de São Miguel dos Campos, Arapiraca, Palmeira dos Índios e no Hospital Universitário (HU), além de um posto de coleta na Maternidade Denilma Bulhões, localizada no bairro Benedito Bentes, em Maceió.
Para que esses bancos de leite sejam abastecidos, eles contam com a solidariedade das mães que possuem leite em abundância para manter um estoque suficiente que atenda à demanda, mas, quase sempre, as doações são insuficientes. Segundo os pediatras, quanto mais tempo a criança mama, mais protegida ela fica.
“Por isso é recomendado que, durante os primeiros seis meses de vida, o bebê se alimente exclusivamente de leite materno, visando garantir, neste período, proteção contra diarréias, infecções respiratórias, de ouvido e urinárias, além de várias alergias”, explicou Rosângela Simões, ressaltando a dificuldade de mantê-los funcionando.
Segundo ela, para o abastecimento dos Bancos são necessários diariamente cerca de 10 litros de leite, mas as doações chegam a apenas 30% desse número. “Por isso apelamos à sensibilidade das mães para a doação de leite”, solicitou a coordenadora, ressaltando a parceria com o Corpo de Bombeiros, que é responsável pelo recolhimento do leite doado.
O leite doado é examinado, pasteurizado e fica armazenado entre 24 e 48 horas, antes de ser consumido pelos bebês, seguindo todas as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina a sua análise para averiguar se há algum tipo de contaminação ou se possui cheiro que não seja característico.
Brasil – A Rede Nacional de Bancos de Leite Humano é formada por 195 unidades, que tem por objetivo promover a saúde da mulher e da criança, sem fins lucrativos e que realizam atividades de incentivo ao aleitamento materno, coleta, processamento e controle de qualidade, para posterior distribuição aos recém-nascidos que por ventura não conseguem mamar ao peito por apresentarem alguma patologia.
Os Bancos de Leite Humano de Alagoas foram capacitados pela Referência Nacional de bancos da Fiocruz em processamento e controle de qualidade do leite. Os cursos de capacitação são promovidos pela Sesau, Universidade Federal de Alagoas, com a finalidade de qualificar os serviços. Atualmente, Alagoas conta com cinco bancos de leite e dois postos de coleta, sendo um no Hospital São Vicente de Paulo, em União dos Palmares e outro na Casa Maternal Denilma Bulhões.
Bancos de Leite de Alagoas:
Banco de Leite da Maternidade Santa Mônica
Avenida Comendador Leão, s/n.
Poço – MACEIO / AL – Cep: 57025-640
Telefone: 82-3315-4434
Banco de Leite da Maternidade do HU
Rua Lourival de Melo Mota s/n
Tabuleiro dos Martins – MACEIO / AL – Cep: 57072-900
Telefone: 82-3322-3717
Banco de Leite de Arapiraca
Rua Padre Cícero s/n.
Centro – ARAPIRACA / AL – Cep: 57300-000
Telefone: 82-3522-2820
Banco de Leite de Palmeira dos Índios
Avenida Deputado Medeiros Neto, 76.
São Cristóvão – PALMEIRA DOS ÍNDIOS / AL – Cep: 57601-370
Telefone: 82-3421-9000 – Fax: 82-3421-9015
Banco de Leite de São Miguel dos Campos
Praça Dr. José Inácio, 43.
Centro – SAO MIGUEL DOS CAMPOS / AL – Cep: 57240-000
Telefone: 82-3271-1389 – Fax: 82-3271-4308
Fonte: Assessoria/Sesau