Satis mostra novidades de nutrição vegetal no Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras

18 de outubro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Fabricante de produtos de nutrição vegetal, a brasileira Satis vai apresentar na 39ª edição do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras os resultados obtidos a partir do uso do Mathury. Esta é uma solução inovadora desenvolvida pela empresa que uniformiza a maturação dos frutos do café e aumento o volume de frutos cereja.  Com o slogan “Com boa tecnologia, mais café se anuncia”, o evento ocorrerá em Poços de Caldas, em Minas Gerais, entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro. A organização é da Fundação Procafé.


Lançado recentemente no mercado, o Mathury foi desenvolvido com o conceito da Satis de trabalhar em produtos que, além de nutrir, promovam naturalmente importantes funções do metabolismo vegetal. O Mathury uniformiza a maturação dos frutos do café de forma diferenciada: atrasa o desenvolvimento dos grãos da parte superior – os primeiros a amadurecer -, fazendo com que os mesmos acompanhem o ritmo de desenvolvimento da parte mediana e inferior da planta. “O produto aumenta o volume de frutos cereja e reduz em 80% as perdas dos frutos mais maduros”, explica o gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Satis, Aedyl Nacib Lauar.


Segundo o técnico da Satis, a maior porcentagem de frutos no estágio cereja significa maior rentabilidade do café e maior retorno financeiro ao produtor, dentre outros benefícios indiretos como redução do tempo de colheita, despolpamento e benefício.


Além do estande para mostrar as novidades para o mercado de nutrição vegetal, a Satis terá o seu produto Mathury referido em seis trabalhos de pesquisadores. São estudos que indicam os benefícios das aplicações em relação a colheitas localizadas nas regiões de Sul de Minas, do Cerrado e do Triângulo Mineiro.


Entre os resultados das pesquisas, é apontado que o Mathury apresenta características de retardar o estágio do café cereja, diminuindo o seco e condicionando maior período para o descascamento, sem prejuízos à qualidade.  Ao contrário de outros produtos que agem como maturadores essencialmente da casca, mantendo os grãos com características de verde. Outra análise destaca que o Mathury na maturação dos frutos de café se dá exclusivamente nos frutos no estágio cereja, não atuando sobre os verdes. Sua aplicação em fevereiro e abril apresentou resultados superiores à aplicação única, sendo esta a forma mais adequada de ser aplicado. Os efeitos positivos constatados nesse ensaio auxiliam o produtor na colheita de frutos com maior retorno econômico.


O Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras pretende reunir técnicos-pesquisadores das mais variadas Instituições do Brasil, de empresas, Institutos e Universidades. O objetivo é divulgar os últimos resultados obtidos através de trabalhos de pesquisa e inovações no manejo dos cafezais e preparo do café.


Sobre a Satis


Com sede em Araxá, Minas Gerais, as soluções da Satis estão presentes em mais de 30 revendas e em 21 estados brasileiros – destas nove abertas somente este ano. A Satis trabalha com tecnologia própria para o desenvolvimento de seus produtos, aplicados especialmente em lavouras como milho, café, soja, trigo, arroz. Esses produtos são formulados com combinações e dosagens diferentes de nutrientes, com o objetivo de garantir a saúde da planta, contribuindo para seu ganho de produtividade. A empresa é especializada em produtos de nutrição vegetal foliar, cuja principal característica é proporcionar uma absorção mais rápida.


Nos últimos cinco anos, a Satis intensificou a realização de pesquisas em lavouras de todo o País para entender as principais carências de cada uma das culturas e, desta forma, desenvolver produtos que as atendessem. A estratégia tem dado certo. A empresa, com capital 100% nacional, registrou neste período crescimento médio de 15% ao ano. A partir de 2015, o objetivo será crescer anualmente cerca de 30%. Esta meta será alcançada a partir de duas frentes: desenvolvimento contínuo de novos produtos diferenciados que atendam às demandas do campo e abertura de novos mercados, a partir da busca de novos parceiros. A empresa também já projeta a construção de uma nova unidade fabril a partir de 2014.

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