Sara Lee vende unidade de panificação para a mexicana Bimbo

10 de novembro de 2010 | Sem comentários Comércio Empresas

PanoramaBrasil


 
CIDADE DO MÉXICO – O Grupo Bimbo SAB, do México, maior indústria de panificação do mundo, informou ontem que vai comprar o negócio de pães da Sara Lee Corp.\’s da América do Norte, ao preço de US$ 959 milhões.


A Bimbo é dona, no Brasil, de marcas do setor de panificação como Pullman, Plus Vita e Ana Maria. A Sara Lee atua no mercado brasileiro com marcas de café como Caboclo, Pilão, Café do Ponto e Seleto.


A transação, que inclui o direito do uso da marca Sara Lee em produtos de panificação nos Estados Unidos como Heiner\’s e Rainbo, deve estar concluída até o primeiro semestre de 2011, segundo divulgou a Bimbo.


A companhia mexicana, que produz bolos com a marca Entenmann\’s, bolinhos Thomas English Muffins e pães Mrs. Baird, atualmente tem a maior parte de seu faturamento no México.


A aquisição possibilitará que os Estados Unidos se tornem o maior mercado da Bimbo no mundo.


A companhia já vinha crescendo no mercado norte-americano depois de comprar por US$ 2,5 bilhões as operações de panificação da George Weston nos Estados Unidos, no ano passado.


A unidade de panificação da Sara Lee nos Estados Unidos enfrenta crescente competição de marcas mais baratas de lojas e de produtores regionais do setor, como a Flowers Foods.


As vendas da unidade caíram 3,1%, para US$ 2,1 bilhões, no ano fiscal encerrado dia 2 de outubro, segundo informou ontem Downers Grove, diretor da Sara Lee. Na avaliação da companhia, a venda para a Bimbo vai ajudar a direcionar o crescimento em seus negócios de café e de carne.


De acordo com pessoas ligadas à negociação, a Sara Lee estava tentando vender a unidade o por US$ 1,5 bilhão. A companhia emprega 13 mil pessoas nesse negócio, tem 41 fábricas e 4.800 rotas de distribuição.


Com a transação anunciada ontem, a Bimbo ganha o direito de vender bens de panificação com a marca Sara Lee em todo o mundo, com exceção da Europa Ocidental, Austrália e Nova Zelândia.


A Bimbo informou que vai usar caixa próprio e linhas de crédito para pagar pelo negócio. A companhia planeja investir US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos na fabricação e distribuição desses produtos nos Estados Unidos, segundo informou ontem Gary Prince, presidente da Bimbo Bakeries USA.


Desde que os comentários sobre o negócio anunciado ontem começaram, as ações da Sara Lee subiram 11% na bolsa norte-americana.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.