A norte-americana Sara Lee vai adicionar duas colheres de audácia à sua operação no Brasil. No momento em que até a gigante Starbucks está redimensionando seus investimentos no país, o grupo vai ampliar a rede de cafeterias Café do Ponto. Até o fim de 2010, o número de lojas passará de 70 para 120.
Para dar suporte à expansão da operação varejista, a Sara Lee vai investir cerca de R$ 30 milhões na construção de uma indústria de torrefação em Minas Gerais. A companhia pretende ainda expandir sua estrutura de distribuição no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, regiões que, historicamente, sempre ficaram relegadas a segundo plano.
A Sara Lee também carrega na sua cafeteira aproximadamente R$ 60 milhões para a compra de pequenas torrefadoras. A ampliação do braço varejista se prestará também a um trabalho de alavancagem da própria marca Café do Ponto. Entre os produtos da Sara Lee no Brasil, ela é a lanterninha. Tem apenas 1% de market share nas vendas em supermercados e hipermercados.
Também controladas pelo grupo norte-americano, as marcas Pilão e Caboclo detêm, respectivamente, 14% e 7% de participação no mercado. Estas duas linhas de produtos, no entanto, vêm enfrentando uma concorrência cada vez mais forte por parte da Três Corações – leia-se a israelense Strauss-Elite. Além disso, os norte-americanos identificam no Café do Ponto maior potencial de crescimento no segmento premium. Com informações da Cidade Biz.