Com o objetivo de se tornar a maior fábrica de café torrado e moído da América Latina, a Sara Lee Cafés do Brasil irá construir uma nova unidade em Jundiaí (SP).
Com o objetivo de se tornar a maior fábrica de café torrado e moído da América Latina, a Sara Lee Cafés do Brasil irá construir uma nova unidade em Jundiaí (SP). A empresa vai transferir a sua unidade industrial da Mooca para o interior de São Paulo e suas operações vão se iniciar em março de 2006. Segundo informa o gerente de recursos humanos da empresa, Dilter José Carreira, a nova planta terá investimentos da ordem de R$ 60 milhões.
Carreira afirma que a expectativa é de transferir toda a operação para a unidade até junho. “Não dá para estancar uma fábrica e iniciar operações com capacidade máxima imediatamente na outra. Devemos passar esse período de transição divididos entre as duas cidades”, explica ele.
Segundo Carreira, a escolha do local para instalar a sede da Sara Lee se deu não só pela logística hoje oferecida por Jundiaí, mas também por uma questão legal. “A Mooca deve se tornar um bairro estritamente residencial”, diz o gerente. “Quando a Sara Lee desembarcou no Brasil, em 1999, houve um compromisso de nossa parte com o governo de mudar nossas operações até meados de 2006”, acrescenta ele.
Ainda, segundo Carreira, o empreendimento pode vir a concentrar todas as operações industriais da empresa no futuro. “Antes de traçar novos planos, a unidade deverá absorver toda a produção da Mooca, com a implementação da mão-de-obra e maquinário na nova sede. Depois disso há a possibilidade de migrarmos todas as nossas operações, hoje divididas entre São Paulo e Barueri, para uma única planta. Acredito que, pelo tamanho do terreno e estrutura da cidade, poderemos concretizar essa operação, mas isso ainda não tem um planejamento, nem data definida”, informa ele.
Atualmente, a Sara Lee produz mais de 100 mil toneladas de café torrado e moído por ano. “Mas essa planta tem capacidade de produzir mais que isso”, afirma o gerente.
Jundiaí
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí, Jorge Yatim, conta que o terreno da nova fábrica da Sara Lee ocupa uma área de 160 mil metros quadrados. A obra está em fase de terraplanagem e a construção da planta se iniciará após essa etapa. Segundo Yatim, a primeira fase de instalação da empresa gerará 300 novos empregos. Numa segunda fase, esse número aumentará para 500. A Sara Lee é a maior indústria de café do Brasil.