O produtor Fernando Barbosa, de São Pedro da União, comenta que o produtor local aproveitou as altas do café no mercado futuro, garantindo também uma boa remuneração
A colheita do café em São Pedro da União já foi finalizada para a safra 2020/21 e, de acordo com o produtor Fernando Barbosa, com produtividade média de 40 sacas por hectare. Os números são positivos e além de ser uma safra volumosa, o bom manejo e o clima resultaram em 60% de cafés com avaliação acima de 84 pontos.
“No cenário atual, a gente vê tudo como positivo, tanto na parte de qualidade, como os atuais preços que estão praticando no mercado. Nós tivemos cafés de boas qualidades e com peneiras altas”, afirma. Fernando comenta ainda que o produtor local aproveitou as altas no mercado futuro, garantindo também uma boa remuneração.
Após uma produtividade positiva, os produtores já trabalham com a realidade de uma safra menor para o próximo ano. São Pedro da União chegou a ficar 60 dias sem chuvas e o produtor que contou com as plantas mais produtivas ainda não entraram com a nutrição necessária para a pré-florada, aguardando pelo início da estação chuvosa.
As travas no mercado futuro garantiram que o produtor vendesse com preços satisfatórios e remuneradores. Segundo Fernando, a tendência é de que o custo de produção seja um pouco mais elevado quando comparado com a safra passada, mas ainda assim os valores compensam a produção. “Nós temos uma garantia que a safra foi positiva, devido essas travas que a gente fez”, comenta. Matéria (Notícias Agrícolas)
Fonte : Jornal da Régião