São Paulo mudará rotina e dormirá menos até o Mundial e beberá mais café

21 de novembro de 2005 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: Danilo Valentini Do Pelé.Net Em São Paulo

O São Paulo já está programando dormir cada vez menos até fazer sua primeira partida no Mundial de Clubes, no dia 14 de dezembro, no Japão, país que está 11 horas à frente do horário de Brasília. Preocupado com os efeitos do fuso, a comissão técnica já providenciou até um encontro com um especialista em sono para definir qual será a rotina dos jogadores até o embarque, no próximo dia 5.

Na próxima semana, um professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) irá ao CCT da Barra Funda para dar recomendações a respeito de quantas horas de sono serão ideais para os jogadores a partir de agora. E com as informações em mãos, a comissão técnica, chefiada por Paulo Autuori, poderá definir pequenas alterações nos horários de treinos e das refeições.

Os cuidados irão se estender à viagem propriamente dita, que irá durar mais de 24 horas, sem contar que as 11 horas de fuso. A idéia é retardar o sono dos jogadores, que terão acesso à internet nos assentos da classe executiva do vôo que levará o São Paulo a Tóquio e a recomendação de tomarem café. Na chegada à capital japonesa, a equipe fará imediatamente uma atividade leve para “tirar o avião do corpo”, como definiu Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol.

Os jogadores também deverão utilizar durante o vôo meias elásticas que estimulam a circulação, além de estimuladores elétricos movidos a bateria para evitar problemas vasculares.

“A primeira tendência de quem entra num vôo à noite é dormir. Vamos tentar retardar o início do sono, e o ideal é que eles durmam apenas na segunda fase da viagem”, explicou o fisiologista Turíbio Leite de Barros, se referindo à escala que o São Paulo fará em Frankfurt, na Alemanha, de onde o avião, que terá sua classe executiva para o clube, seguirá para o Japão. A comissão técnica, porém, afirma que “não vamos proibir ninguém de dormir”.

A intenção é que, quando os jogadores já estiverem no Japão, recuperem uma ou duas por dia até a estréia no Mundial, contra o Al-Ahly, do Egito, ou Al-Ittihad, da Arábia Saudita. “Vamos empurrar o sono”, afirmou Marco Aurélio Cunha.

O planejamento do São Paulo para o Mundial concentra atenção especial para a preparação em um momento de final de temporada. Apesar do time base que será titular no Japão ter recebido folga de uma semana -com exceção de Cicinho e Lugano, que representaram as seleções de Brasil e Uruguai, respectivamente-, a comissão técnica preparou quatro suplementos alimentares para ajudarem os atletas a agüentarem um período tão estafante.

A pedido do São Paulo, o laboratório Probiótica elaborou quatro fórmulas personalizadas. Adicionadas do sabor guaraná com açaí, os líquidos serão ingeridos antes de treinamentos e jogos, além de um específico para o intervalo das partidas e outro para o período posterior. Creatina, carboidratos, aminoácidos (agimina) e proteína do leite fazem parte do coquetel.

Fisiologista desde a época do bicampeonato mundial do São Paulo de 1992-93, Turíbio Leite de Barros vê uma evolução gritante dos produtos disponíveis naquela época com o que o São Paulo terá à disposição em 2005. “Naquela época, basicamente se falava apenas em aminoácidos, e hoje os aminoácidos são apenas um dos ingredientes. Estávamos engatinhando”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.