São Paulo/SP – Edgard Bressani acaba de regressar à Ipanema Coffees, empresa produtora de cafés especiais exportados para mais de 15 países. Entre os clientes da empresa está a rede de lojas americanas Starbucks.
Bressani estará diretamente envolvido com as áreas comercial e de marketing. “A Ipanema é um cartão postal da cafeicultura brasileira. São inúmeros os projetos interessantes e várias as frentes de trabalho. Sinto-me em casa aqui”, frisa o executivo. Em 2005, ele já havia trabalhado na Ipanema Coffees, cuidando da Gestão de Novos Mercados, mas em 2006 foi convidado pela P&A Marketing Internacional para fazer parte de seu time de consultores.
Com currículo extenso e grande envolvimento no marketing dos cafés brasileiros, no trabalho dos baristas e na promoção de produtos do Brasil no exterior, Edgard Bressani é graduado em Direito e tem MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo. Ele foi convidado para trabalhar no setor cafeeiro em 2001, tendo sido o Coordenador do Programa Cafés do Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (APEX-Brasil), até 2004. Nesse período, foi também diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), quando organizou e participou de eventos em vários países.
Nestes anos de dedicação à promoção dos cafés especiais brasileiros, conheceu o trabalho dos baristas, organizou o Campeonato Brasileiro de Baristas por 4 anos, fez cursos no Brasil e no exterior e tornou-se o primeiro juiz brasileiro certificado internacionalmente pelo WBC – World Barista Championship. Atualmente, Bressani é Diretor de Normas Técnicas da Associação Campeonato Brasileiro de Barista (ACBB), Juiz Presidente dos certames no País e mediador da Comunidade de Negócios – Café, Baristas, Cafeterias e Serviços da rede orgânica PEABIRUS.
Bressani também foi membro do Conselho de Relações Internacionais (IRC) da Specialty Coffee Association of America (SCAA) e coordenador do Brazilian Chapter da Speciality Coffee Association of Europe (SCAE) durante os anos de 2003 e 2004, e membro da comitiva brasileira que acompanhou o Ministro Celso Amorim (MRE) à China em 2004.