23/03/2007 17:03:15 – Página Rural
Águas de Lindóia/SP – Estão definidas as pautas de debate para o maior fórum da pesquisa cafeeira nacional, quando pesquisadores, técnicos e lideranças do agronegócio café estarão reunidos no 5º Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil, de 07 a 11 de maio, em Águas de Lindóia (SP). A programação expressa a diversidade de temas que tem gerado interesse no âmbito do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do café (CBP&D/café), administrado pela Embrapa café.
Foram enviados 422 trabalhos para seleção do Comitê Científico, divididos nas 13 linhas prioritárias de pesquisa dentro do CBP&D/café. O resultado será enviado via e-mail para o autor cadastrado e disponibilizado no site do Simpósio a partir do dia 30 de março, com prazo para eventuais correções. O resultado final está previsto para 16 de abril.
Separados por núcleos temáticos de referência, “Genética e melhoramento do cafeeiro” foi o núcleo que mais recebeu trabalhos para avaliação (53), seguido de “Agroclimatologia e fisiologia” (52), “Pragas” (42), “Solos e Nutrição” (38), “Colheita, pós-colheita e qualidade do café” (37), “Biotecnologia aplicada à cadeia agroindustrial do cafeeiro” (36), “Manejo da lavoura cafeeira” (36), “Sócio-economia, mercados e qualidade total na cadeia do café” (31), “Doenças e nematóides do cafeeiro” (28), “Cafeicultura irrigada” (24), “Industrialização e qualidade do café” (21), “Transferência e difusão de tecnologia” (14) e “café & Saúde” (10).
Programação diversificada
O primeiro dia do evento (07) será dedicado às inscrições, entrega de material e visita a área de exposição e pôsteres, no Hotel Vacance, em Águas de Lindóia. A solenidade da décima edição do Prêmio Mérito Fitossanitário da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), abrirá, no dia 07 de maio, às 18h00, no anfiteatro do Instituto Agronômico (IAC), em Campinas (SP), a programação do Simpósio. O Prêmio visa reconhecer o trabalho de empresas, cooperativas, distribuidores e profissionais para assegurar o uso seguro de produtos fitossanitários em todo o Brasil e revela a crescente preocupação em promover a sustentabilidade ao agronegócio brasileiro.
Na terça-feira (08), haverá aula magna com o destacado empresário Ernesto Illy, da torrefadora italiana illycaffè, grande incentivadora do aprimoramento do setor produtivo em busca de cafés de qualidade. Engenheiro químico pela Universidade de Bolonha (Itália), assumiu o controle da empresa ainda na década de 50 e implantou um laboratório de pesquisa centrado no desenvolvimento de um “espresso” perfeito. Seu conhecimento e experiência no mercado de café deverão trazer novo estímulo aos participantes.
Na quarta-feira (09) haverá espaço para o fórum político sobre a “Cafeicultura Brasileira: Estado da Arte”, com o deputado federal Carlos Melles, secretário de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Alberto Duque Portugal, e as lideranças Luiz Marcos Suplicy Haffers e José Milton Dalari.
No contexto da ciência
No período da manhã dos dias (08, 10 e 11), haverá amplo debate sobre seis temas prioritários: Sustentabilidade na Cafeicultura, Código Comum da Comunidade Cafeeira (4Cs), Cenários para a Cafeicultura, Competitividade no Agronegócio café, Barreiras não Tarifárias para o café e Novos Rumos para a Cafeicultura Familiar. Para cada um desses painéis, foram convidados especialistas para apresentar novidades sobre os temas e incentivar reflexões entre os participantes.
No período da tarde está programada a apresentação dos resultados alcançados por cada um dos 12 Núcleos de Referência do CBP&D/café, seguida de apresentações orais de trabalhos técnico-científicos e apresentação de pôsteres. O participante do Simpósio poderá participar de cursos técnicos sobre: Manejo do solo e cobertura vegetal, Custo de produção e registro de informações na cafeicultura, Irrigação do cafeeiro, Manejo integrado de pragas e doenças do café, Colheita e pós-colheita do café e Técnicas de preparo do café.
Inscrições
As inscrições para participação no 5º Simpósio de Pesquisa dos cafés do Brasil já podem ser realizadas via web, no site http://simposiocafe.sapc.embrapa.br até o dia 25 de abril. Após esta data, somente na secretaria do evento, a partir do dia 07 de maio. No site do Simpósio estão disponíveis as informações sobre o local e programação completa do evento.