Um sabor exclusivo. Com a marca e o gosto da São Braz. Para oferecer aos amantes do café um blend com essas características, a empresa está fazendo uma elaborada pesquisa em fazendas de café de Minas Gerais com o objetivo de encontrar um sabor que se harmonize com o paladar do nordestino. A “arquiteta” responsável pela construção dessa mistura será a renomada barista carioca, Isabella Raposeiras.
O novo “ Café Coffee Shop” será desenvolvido exclusivamente para o preparo do espresso. Significa que os grãos escolhidos deverão apresentar resultado sensorial agradável e aconchegante. \”A pesquisa é para que o blend tenha a doçura natural da fruta alta, seja encorpado e aromático, apresentando notas perfumadas cítricas e um sabor residual tão doce quanto o melado da cana. O objetivo é mostrar ao consumidor que o café espresso precisa ser adocicado, cremoso e ter um sabor residual prolongado. Que deve ser uma bebida inesquecível e não agressiva\”, explica Raposeiras. A previsão é que ele chegue a todas as 10 lojas do Coffee Shop São Braz nos próximos 30 dias.
A São Braz é a primeira indústria regional a apostar na tendência de elevar o café ao status de bebida sofisticada como o vinho e contratar um profissional especialista para dar o devido mérito ao \”drink\” ou ao que até então se chamava de \”cafezinho\”.
Quem é? – A carioca Isabella Raposeiras Carioca venceu o primeiro Concurso Nacional de Baristas, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, em 2002, tornando-se a primeira brasileira a participar da etapa mundial do concurso, realizada em Oslo, Noruega. No inicio de 2005, foi indicada ao The SCAE 2005 Awards for Coffee Excellence, considerado o Oscar do Café, na categoria \”Jovem empreendedor\”, concedido pela Associação Européia de Cafés Especiais por ter criado em São Paulo sua própria Academia de Barismo, o primeiro centro para estudos de café do país, inaugurada em setembro de 2004. Faz viagens periódicas à Europa, organiza campeonatos, dá palestras em eventos internacionais de café, faz consultoria e cria cartas de café exclusivas para empresas nacionais e estrangeiras.
Barista – O barista é o responsável, numa cafeteria, pela seleção dos melhores tipos de grãos utilizados, verificação das condições de armazenamento, da extração encorpada que valorize a espuma, o sabor e controle de qualidade de todas as fases do processo; até o blend, apresentação e receitas, entre outras atribuições. A profissão existe há mais de 70 anos na Europa, principalmente na Itália, onde o sabor e a correta apresentação de um espresso é tão valorizada quanto a própria gastronomia local.
Gourmet – A Abic estima que 15% das vendas de café no país, até o ano de 2010 sejam de categoria especial – tipo gourmet, orgânico e savory. A São Braz, que tem uma linha completa de sete opções de cafés Premium torrado e moído, é a única a dispor do tipo São Braz Gourmet savory, especial para maquina de cafés espresso.