Recife, 25 de Novembro de 2005 – A torrefadora de café paraibana São Braz fecha o ano com três lançamentos no segmento. Um deles é o Premium São Braz Coffee Shop, que já está sendo vendido nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte e em redes varejistas de todo o Nordeste. Voltado aos consumidores que buscam uma bebida de qualidade superior, o produto é formulado com grãos de alta qualidade, cultivados no sul de Minas Gerais. É uma bebida encorpada e de sabor suave. Com o lançamento do Café Premium, que deverá representar cerca de 20% das vendas da São Braz, a indústria completa o seu mix de cafés e mantém sua posição no mercado, entre as dez maiores torrefadoras do País.
De acordo com o gerente de marketing da São Braz, Fred Dominguez, a qualidade do café Premium é a mesma do café servido nas franquias da rede, motivo pelo qual leva a marca do São Braz Coffee Shop. Para o consumidor final, o produto custa entre R$ 1,99 e R$ 2, 09, 8% acima do valor do café Família – linha de café tradicional da marca. O novo produto, cuja qualidade se aproxima à dos cafés Gourmet, é comercializado em embalagens de 250g (alto-vácuo e stand pouch).
A São Braz também lançou este mês o seu Descafeinado (café torrado e moído), disponível em embalagem alto-vácuo de 250g. O preço nas gôndolas gira em torno de R$ 3,10. Para lançar os dois produtos, a São Braz investiu R$ 200 mil em desenvolvimento de embalagens e material de PDV.
Para o próximo mês, a indústria pretende lançar uma edição limitada do café adquirido no 2º Leilão de Cafés Especiais da ABIC (maior concurso de qualidade de café de todo o mundo), realizado no último dia 19, durante o 13º Encafé – Encontro das Indústrias de Café, no Cabo de Santo Agostinho, a 50km do Recife). A São Braz adquiriu 10 sacas, em consórcio com outras três empresas, ao preço de R$ 2,2 mil cada e a edição limitada do café será utilizada em ações voltadas ao público formador de opinião.
Com sede na cidade Cabedelo, na Paraíba, a São Braz também atua nos segmentos de farinhas de milho, biscoitos, cereais, temperos, batata frita e snacks, produzindo cerca de 28 mil toneladas de produtos por ano. A empresa faturou R$ 86 milhões no ano passado, registrando um aumento de 34% em relação a 2003, e espera fechar 2005 com aproximadamente R$ 115 milhões.
A São Braz possui cerca de 900 funcionários e conta com a parceria de 11 distribuidores de alimentos no Nordeste e no Sudeste do País.
kicker: Os novos produtos, cuja qualidade se aproxima à dos cafés Gourmet, é comercializado em embalagens de 250g
(Gazeta Mercantil/Gazeta do Brasil – Pág. 13)(Angelo Castelo Branco)