Até o final do ano a São Braz vai inaugurar mais quatro cafeterias, duas no Recife, uma em Petrolina (no Sertão do São Francisco) e uma em João Pessoa (PB). Para o ano que vem, a empresa, que atualmente conta com 15 unidades (em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte), todas no sistema de franquia, deve aumentar este número em 50%. A expansão é um reflexo do mercado de café que vem crescendo no Brasil e, em especial no Nordeste.
“O público da região está mais curioso em relação à qualidade do café. Ele já gostava de tomar a bebida em casa e não tinha o hábito de consumir o expresso, agora isso vem mudando”, contata Carlos Frederico Dominguez, gerente de marketing da empresa. Na verdade, o café faz parte do cotidiano do brasileiro e está presente em nada menos que 97% dos lares do País, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Em toda a rede de cafeterias, Dominguez estima que são consumidas cerca de 500 mil xícaras de expresso por ano. Mas o gerente de marketing acredita que a tendência é aumentar o consumo não só nos lares como nas cafeterias. “Nós no Brasil consumimos 3,6 quilos de café em pó por habitante por ano, o que é muito pouco se comparado aos países nórdicos que consomem 11 kg/habitante/ano. Portanto, temos espaço para crescer”, justifica.
E este crescimento se dará, segundo Dominguez, no segmento de cafés especiais, como o chamado café gourmet que tem um sabor mais adocicado. Estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) revelam que, apesar de representar cerca de 4% no volume, este segmento tem crescido de 15% a 20% ao ano no País, o equivalente a um movimento de R$ 380 milhões.
O consumidor jovem também está na mira da empresa como estratégia para expandir os negócios. Por isso a São Braz lançou uma marca de cafeteria voltada para este público, a Blend 53.. “O nosso objetivo é associar a São Braz ao público jovem, renovando a nossa imagem”, informa Dominguez.