Salvador (BA) será palco do 14° Simpósio Nacional do Agronegócio Café
Página Rural
05/02/2013
Café, um estímulo para a vida. Os benefícios à saúde humana promovidos pela bebida que ganhou o mundo como um energético natural desde o século IX estarão em discussão no 14° Simpósio Nacional do Agronegócio Café – Agrocafé 2013, a ser realizado de 11 a 13 de março, no Hotel Bahia Othon Palace, em Salvador.
O evento trará à capital baiana o diretor da Unidade Coronariana do Instituto do Coração – InCor, Luís Antônio Machado César, e a pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adriana Farah, que farão parte do painel de abertura, coordenado pelo cardiologista baiano Maurício Nunes, no dia 11 de março, das 10h ao meio-dia.
O Agrocafé reunirá em torno de mil participantes de todos os segmentos da cadeia produtiva do agronegócio café, além de pesquisadores e estudantes. O Simpósio é uma realização da Associação de Produtores de Café da Bahia – Assocafé, Federação da Agricultura do Estado da Bahia – Faeb, e Centro do Comércio de Café da Bahia.
“O café faz parte o dia a dia do brasileiro, e é um dos principais produtos da pauta de exportações do país, que lidera a produção mundial. Por isso, de tempos em tempos, damos ênfase no evento ao consumo e aos aspectos ligados à saúde e longevidade, trazendo os mais novos estudos a respeito e nomes que estão na vanguarda da pesquisa e da medicina nacional”, diz o presidente da Assocafé, João Lopes Araújo. Ele explica que oportunidades como estas são importantes para derrubar mitos arraigados sobre a bebida.
“O café é um energético seguro e natural, que pode e deve ser consumido diariamente, inclusive por crianças e jovens em idade escolar, pelas comprovadas propriedades que fazem dele um alimento funcional: antioxidante, revigorante, bom para o intelecto e para o coração”, afirma Lopes. Assim como saúde e longevidade, a sustentabilidade também estará na pauta de palestras e debates na ocasião.
Programação – O Agrocafé tradicionalmente concentra uma série de eventos simultâneos, como o Fórum do Agronegócio Café, que nesta edição será coordenado pelo Secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, e terá representantes do Ministério da Agricultura, Embrapa, Abic, Cecafé, dentre outros. O Fórum será realizado na tarde do primeiro dia do Simpósio, das 14h, às 17h. Neste mesmo dia, serão premiados os Destaques do Agronegócio Café 2012.
Já no dia 13 de março, das 9h às 11h30, terá vez o Seminário Nacional da Cafeicultura Familiar, com presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fetag e Fetraf. O Simpósio também contempla estandes de exposição e cursos intensivos.
CURSOS INTENSIVOS
– Curso de Barista
Professora: Silvana Leite – Agricafé
– Curso de Classificação e Degustação de Café
Professores: Carlos Novaes e Iury Barros – JC Corretagem
– Curso de Produção de Café com Sustentabilidade – Normas e Práticas
Professor: Sergio Parreiras Pereira – IAC
– Curso de Cafeicultura Orgânica, Um passo para o Futuro
Professores: Max Leal de Oliveira – Engenheiro Agrônomo – Mapa
Manoel Adeodato de Souza Menezes – Engenheiro Agrônomo
– Técnicas de preparo de café cereja descascado
Professores: Antônio Cesar Neri – Engenheiro Agrônomo –Mapa
Eduardo Cardoso Vieira – Engenheiro Agrônomo – Assocafé
– Renovação das lavouras de conilon
Professor: Aymbiré Francisco Almeida de Fonseca – Engenheiro Agrônomo – Incaper
– Manejo da Irrigação visando a garantia da produção
Professor: Hugo Andrade Costa – Uesb
– Planejamento e gestão da fazenda de Café
Professor: Paulo Lopes – Engenheiro Agrônomo e Consultor