A comercialização da safra de café do Brasil 2017/18 (julho/junho) chegou a 44% até o dia 11 de setembro.
O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado. No último mês, a comercialização avançou em 10 pontos percentuais.
As vendas estão atrasadas em relação ao ano passado, quando 46% da safra 2016/17 estava comercializada até então. A comercialização está à frente da média dos últimos 5 anos, que é de 41%.
Com isso, já foram comercializadas 22,25 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2017/18 de café brasileira de 51,1 milhões de sacas.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização ganhou um pouco mais de ritmo, como é normal para essa época do ano. “Mas a vendas seguem bastante cadenciadas e envolvendo pequenos volumes, o que continua passando a sensação de lentidão comercial. O fato é que o produtor busca dosar suas posições, cobrindo necessidades, pois acredita em preços melhores com o andamento da safra”, comenta.
Ele observa que isso é reflexo de uma safra menor e problemática, que também ajuda a inflar o percentual comprometido por parte do produtor.
Fonte: Safras & Mercado