Safras estima comercialização do Brasil 2013/14 em 85 % até 31/03

10/04/2014

SAFRAS (10) – A comercialização da safra de café do Brasil 2013/14 (julho/junho) chegou a 85% até o dia 31 de março. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.

Os trabalhos estão avançados em relação ao ano passado, quando, até 31 de março de 2013, 75% da safra 2012/13 estava comercializada. Há ligeiro atraso em relação à média dos últimos 5 anos, que aponta que 86% da produção normalmente já está negociada no período.

Em relação ao mês de fevereiro, houve avanço de oito pontos percentuais
na comercialização até 31 de março.

Com isso, já foram comercializadas 45,11 milhões de sacas de 60 quilos, tomando-se por base a estimativa de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2013/14 de café brasileira de 52,9 milhões de sacas.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, os preços bastante elevados no princípio de março estimularam as vendas e puxaram o ritmo, compensando a perda de dinamismo do final do mês. Assim, a comercialização anda bem e o fluxo de vendas se distancia da realidade de um ano atrás, quando as vendas estavam em 75%. “Teremos um final de temporada típico, com oferta escassa e produtor mais capitalizado”, comenta.

As vendas de café da safra nova, que ganharam força em fevereiro, perderam um pouco de dinâmica agora em março, diz o analista. “A incerteza em relação à safra futura é um dos entraves aos negócios antecipados”,  aponta. Os números preliminares apontam um comprometimento entre 16% a 17% da safra, com vendas de café girando em torno de 9 milhões de sacas, sendo algo como 8 milhões de arábica e pouco mais de 1 milhão de conillon. O percentual tem por base uma produção entre 48 a 49 milhões de sacas. Em fevereiro, o percentual vendido estava entre 13% a 15%, ou seja, evoluiu pouco, mesmo com o preço alto do começo de março, aponta Barabach. A média histórica para o período gira entre 16% a 18%.

Fonte : Safras & Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.