Nova York, 16 de Maio de 2006 – Cotação cai 2% com previsão de colheita maior em 2006/07 no Brasil. A expectativa de que a safra brasileira de café será maior que a inicialmente prevista pelo governo derrubou os preços do café arábica ontem, na Bolsa de Nova York. Os contratos com fechamento no mês de julho recuaram 2% e foram negociados a 101,60 centavos de dólar a libra-peso, atingido o mais baixo patamar dos últimos cinco meses.
Os preços caíram pelo terceiro pregão consecutivo com a previsão de safra divulgada na sexta-feira pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Enquanto o governo brasileiro prevê uma safra de 40,6 milhões de sacas, o USDA estima que a safra 2006/07 alcançaria 44,8 milhões de sacas. A previsão surpreendeu o mercado e contribuiu para a queda das cotações.
Outros dois fatores contribuíram para a retração de mercado: a queda generalizada dos preços das commodities (não só as agrícolas) no mercado internacional e a alta do dólar frente a outras moedas.