Safra de café pode ser recorde em 2016, diz presidente da Conab

“Há possibilidade de ser uma safra recorde de café em 2016. Isso vai ser constatado a partir do início da colheita, em abril”, disse o presidente da Conab

20 de janeiro de 2016 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Estadão

Brasília, 20/01 – O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Lineu Olímpio de Souza, reforçou em entrevista coletiva que a produção de café pode ser recorde este ano. “Há possibilidade de ser uma safra recorde de café em 2016. Isso vai ser constatado a partir do início da colheita, em abril”, disse o presidente da Conab, durante a apresentação dos números.


Segundo o primeiro levantamento da instituição, divulgado nesta quarta-feira, a produção brasileira deverá ficar entre 49,13 milhões e 51,94 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado.


Para o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, João Marcelo Intini, há uma retomada de áreas de produção, que sofreram por diversos fatores que prejudicaram a qualidade do parque cafeeiro. “O clima favorável, o preço e o manejo compõem condições para que as áreas que não estavam em boa situação fossem recompostas”, explicou.” Isso gera incremento de produção e volume. Com exceção do Paraná, todos os Estados têm ganho de produtividade”, relatou.


Segundo Intini, mesmo que a expansão da área não seja elevada, o volume de café será maior em 2016. “Todo o prognóstico indica clima melhor. O efeito do El Niño começa a diminuir. Os padrões de chuva devem voltar dentro da normalidade”, disse. Ele relatou, ainda, que a situação atual do Paraná é de “bienalidade negativa” – o parque cafeeiro da região atravessa ano de baixa produção, que deverá alternar para elevada safra no ano que vem.


Ele ponderou que, com exceção de eventos pontuais de chuvas tardias em alguns locais, o desenvolvimento das lavouras tem ocorrido bem, de forma geral. No sul de Minas Gerais, por exemplo, houve boas condições climáticas. “Lá a recomposição de área foi bastante positiva”, afirmou.


Fonte: Q10/Estadão Conteúdo

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.