Safra de café pode chegar a 50,15 milhões de sacas

Com preço baixo e produtor descapitalizado, produção de café arábica deve ser menor neste ano

10 de janeiro de 2014 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Baixo preço desestimulou a produção de arábica, que deve ter queda

Por Redação Globo Rural 

 

A produção brasileira de café deve ficar entre 46,53 milhões e 50,15 milhões de sacas de 60 quilos neste ano. É o que estima a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no primeiro levantamento para a cultura referente a 2014, divulgado nesta quinta-feira (9/1).

Se confirmado o resultado menor, o volume representará uma baixa de 5,4% em relação ao ciclo passado, que foi, no cálculo da Conab, de 49,15 milhões de sacas. Se confirmado o resultado maior, será um crescimento de 2% na produção.

Representando 75,1% da produção nacional, o café arábica teve uma produção calculada entre 35,07 milhões e 37,53 milhões de sacas de 60 quilos. O relatório da Conab destaca que, apesar do ciclo ser de alta bienalidade, nas duas hipóteses, o volume previsto é menor que o do ciclo passado.

 

“Se deve, principalmente à redução 61.105,9 hectares da área em produção,

inversão da bienalidade em algumas regiões, aliados ao menor investimento nas lavouras, reflexo da descapitalização dos produtores, decorrente dos aixos preços do café”, avaliou a Conab.

Em relação ao café conillon, a expectativa é de safra maior. De acordo com a Conab, a produção deve variar entre 11,46 milhões e 12,62 milhões de sacas de 60 quilos. Na melhor das hipóteses, o aumento deve ser de 16,15% em relação ao ciclo anterior.

“Este resultado se deve, sobretudo, à recuperação da produtividade, que na safra anterior sofreu com a forte estiagem, e ao crescimento da área em produção, principalmente no estado do Espírito Santo”, informou o relatório.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.