Reuters (Marcy Nicholson)
A Colômbia, terceiro maior produtor mundial de café, espera produzir 11 milhões de sacas do produto em 2009, abaixo das 11,48 milhões de sacas da safra anterior, disse na quinta-feira um porta-voz da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.
“Não é a projeção oficial do nosso departamento técnico, mas está levando informações técnicas em conta. É o que estamos usando do lado comercial para fins de planejamento, em termos de exportação, vendas etc.”, disse à Reuters Juan Restrepo, gerente comercial da entidade, no primeiro dia da convenção anual da Associação Nacional do Café dos EUA, na Flórida. O evento vai até o dia 21.
Algumas regiões cafeicultoras importantes ainda não completaram a florada, época em que é possível estimar o tamanho da safra.
O setor está atento à Colômbia, país que produz grãos arábica de alta qualidade. A combinação de chuvas fortes e pouco fertilizante, bem como um programa de rejuvenescimento que retirou parte das terras antes destinadas à produção, fez com que a Colômbia ficasse aquém das expectativas em sua safra de 2008, segundo Restrepo. Em 2007, o país produziu 12,61 milhões de sacas de café.