A produção de café do Vietnã, segundo maior produtor mundial, atrás do Brasil, está estimada em 29 milhões de sacas de 60 kg em 2013/2014. O volume corresponde a um aumento de cerca de 9% em relação ao período anterior (26,5 milhões de sacas), conforme relatório divulgado ontem pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
De acordo com o documento, o aumento da produção é resultado de novas áreas que entraram em produção, além do replantio de lavouras. O clima favorável também contribuiu para melhorar a produtividade dos cafezais, informa o USDA.
A exportação vietnamita em 2013/14 deve alcançar 25 milhões de sacas, em comparação com 23,6 milhões de sacas em 2012/13, alta de cerca de 6%. Segundo o USDA, o Vietnã tem aumentado nos últimos anos o embarque de produto de maior valor agregado (torrado e moído e solúvel). Estima-se que em 2013/14 o país exportará cerca de 645 mil sacas de café processado, principalmente para Rússia, Hong Kong e Coreia do Sul.
O consumo interno de café naquele país asiático tem crescido e está estimado em 2 milhões de sacas em 2013/14, graças à estratégia de marketing de produtores locais.
O USDA observa, ainda, que a área cultivada com café continua a se expandir nas principais regiões produtoras do Vietnã, em particular nas províncias de Dak Lak, Lam Dong e Dak Nong, apesar de o governo recomendar manutenção de uma área total de 500 mil hectares com a cultura.
Em virtude de um período de preços relativamente remuneradores nos últimos anos, no entanto, produtores foram estimulados a plantar mais café. Estima-se que a área com a cultura tenha alcançado 633.295 hectares em 2013, um aumento de 3% em relação ao ano anterior.
Fonte: Roberto Seba/ Estadão Conteúdo