Safra de café deverá atingir 66,7 milhões de sacas em 2020, estima Rabobank

Ciclo bienal favorável e o início de produção de novos cafezais serão responsáveis por esse volume

3 de dezembro de 2019 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

02/12/2019 A produção de café atingirá 66,7 milhões de sacas na safra 2020. Esse volume se soma aos 57,6 milhões deste ano.

As estimativas são de Guilherme Morya, analista do Rabobank, banco especializado em agronegócio. Essa safra recorde virá depois de um ano desafiador para o setor, quando os preços atingiram o patamar mais baixo em dez anos.

Algumas regiões produtoras tiveram problemas climáticos e perda de qualidade do produto, forçando parte dos produtores a vender o café a preços inferiores ao custo de produção.

Brasil aumenta produção de café

O analista do Rabobank, devido ao déficit mundial de 3,2 milhões de sacas neste ano, acredita que os preços do café vão continuar subindo, atingido até US$ 1,22 por libra-peso no próximo ano.

A safra de 2020 é grande devido ao ciclo bienal positivo e à entrada em produção de novas áreas de café, plantadas após os bons preços de 2016.

Morya alerta para alguns pontos de atenção: o desempenho das chuvas nos próximos meses, o avanço da tecnologia em Roraima e a atuação dos fundos não comerciais nesse mercado. Essas variantes podem mudar o patamar de produção e de preços.

Carnes A demanda chinesa, devido à peste suína africana, pressiona os preços e facilita as exportações brasileiras de proteínas. As estimativas são de vendas externas de 2,2 milhões de toneladas de carne bovina neste ano e de 2,4 milhões em 2020.

Aves A queda na oferta de carne suína na China eleva a demanda por carne de frango. Wagner Yanaguizawa, analista do Rabobank, acredita que essa tendência vá continuar. As exportações brasileiras deverão subir de 3,8 milhões de toneladas, neste ano, para 3,9 milhões no próximo.

Suínos A produção chinesa deverá cair 25% neste ano e 12,5% no próximo, segundo o Rabobank. Com isso, o país asiático aumentará as importações. A demanda chinesa fará com que as exportações totais do Brasil subam para 838 mil toneladas neste ano, podendo chegar a 948 em 2020.

Vaivém das Commodities

Fonte : Folha

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.