13/02/2013
Maior cooperativa de café do mundo prevê redução devido a bianualidade da cultura
Globo Rural
O setor produtivo adota técnicas de poda para reduzir a bianualidade da cultura, que já chegou a reduzir em 30% o volume da safra nos anos de baixa produção.
A Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, estima uma quebra na produção de café da entre 20% e 25% na safra que começa a ser colhida em maio. Com isso, a produção da cooperativa deve oscilar entre 3,2 e 3,4 milhões de sacas no período 2013/14.
“Adotamos uma técnica de poda que está ajudando a reduzir a bianualidade da cultura, mas o segmento ainda sofre com a safras altas e baixas”, avalia Carlos Paulino, presidente da Cooxupé. Segundo ele, a bianualidade já chegou a reduzir em 30% o volume da safra nos anos de baixa.
No Brasil, que somou safra de 55 milhões de sacas no período 2012/2013, a estimativa é de que a quebra seja menor, em torno de 7%. Já na Colômbia, região conhecida pela qualidade, a produção de café deve atingir 10 milhões de sacas este ano, volume que representaria uma elevação de quase 30% ante as 7,74 milhões de sacas de 2012, informou recentemente a Fedecafé, entidade que representa os produtores do país.