Safra de café 2015 na região da Cooxupé deverá ser igual à deste ano

3 de dezembro de 2014 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Por Carine Ferreira | Valor


SÃO PAULO  –  Levantamento feito por engenheiros agrônomos da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) nas lavouras de café na área de atuação da cooperativa — Sul e Cerrado de Minas e Vale do Rio São Pardo (SP) — aponta que a safra 2015/16  nesses locais será praticamente igual à colhida este ano (em volume), afirma Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé.


Em entrevista ao Valor, Paulino da Costa disse que a produção na região de atuação da Cooxupé (incluindo todos os produtores, não somente os cooperados) deverá totalizar 11,708 milhões de sacas no próximo ano, ante as 11,636 milhões de sacas colhidas em 2014.


Já entre os cooperados da Cooxupé – cerca de 10,5 mil cafeicultores – a colheita do grão em 2015 está estimada em 6,170 milhões de sacas, contra as 6,220 milhões de sacas produzidas este ano.


As chuvas dos últimos tempos amenizaram um pouco a situação de déficit hídrico registrada este ano nos cafezais, de acordo com Paulino da Costa. Segundo ele, as estimativas de safra ainda são uma média da região, pois há locais onde haverá quebra e outros que terão produção maior na comparação com este ano. De qualquer maneira, ele considera que haverá quebra da safra, pois o potencial de produção é de 13 milhões de sacas na região onde a cooperativa atua.


Este ano, o recebimento de café por parte dos cooperados da Cooxupé deverá ser de 3,8 milhões de sacas, o mesmo volume registrado no ano passado. Mas o volume do grão recebido pela cooperativa, no total, incluindo as suas compras, chegará a 5 milhões de sacas em 2014, diz Paulino da Costa.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.