Safra de café 2012/13 no Quênia é estimada para crescer 6%

Valor Econômico

14/02/2013

Carine Ferreira, com Dow Jones Newswires
 
A produção de café no Quênia na safra 2012/13 é projetada para aumentar pelo menos 6% com os preços mais favoráveis do produto, segundo disse à Dow Jones Newswires um trader.
 
A safra é estimada para chegar a pelo menos 53 mil toneladas ante 50 mil toneladas produzidas no ciclo anterior (2011/12), afirmou Benson Apuoyo, diretor de marketing e pesquisa do Conselho de Café do país, durante uma conferência sobre o setor, em Kampala.
 
De acordo com a Organização Internacional de Café (OIC), a produção no país africano, predominantemente de arábica, é projetada para 850 mil sacas (51 mil toneladas) em 2012 contra 680 mil sacas (40,8 mil toneladas) no ano anterior.
 
“Nos últimos três anos, os preços têm sido muito favoráveis, o que encoraja os produtores a adotar bons métodos de cultivo”, disse Apuoyo, acrescentando que as áreas produtoras no país também apresentam condições climáticas favoráveis.
 
A produção de café no Quênia tem declinado de um pico de 129,926 mil toneladas em 1987/88 para 40 mil toneladas em 2009/10, em grande parte devido aos baixos ganhos dos produtores provocados pela má gestão e corrupção em cooperativas de agricultores.
 
O país é um pequeno produtor pelos padrões globais, mas suas marcas de café são muito procuradas, especialmente nos mercados mundiais de cafés especiais, como os Estados Unidos e a União Europeia.  
   

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.