Safra cai no Brasil e eleva preço do café

3 de setembro de 2007 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: VALOR ECONÔMICO

EU&
03/09/2007 
  
Mônica Scaramuzzo

Maior produtor e exportador mundial de café, o Brasil é o fiel da balança no que se refere aos preços, tanto no mercado interno como no externo. “Todas as notícias envolvendo a cafeicultura no Brasil são relevantes para compor as cotações do café”, diz o especialista Sérgio Carvalhaes, diretor-sócio do Escritório Carvalhaes, de Santos, São Paulo.


Clima e tamanho de safra são as notícias mais monitoradas pelo mercado. Neste momento, os fundamentos para o mercado de café estão altistas. A menor produção mundial do grão, por conta da menor safra do Brasil, está dando sustentação aos preços.


A safra de café no país está estimada em 32,6 milhões de sacas de 60 quilos, uma queda de 23,3% sobre o ciclo anterior, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produção em importantes países produtores, como o Vietnã e Colômbia, também acaba influenciando os preços da commodity.


Neste momento, a oferta global de café está equilibrada, mas com viés de baixa, dada a recuperação dos preços internacionais da commodity nos últimos meses. Dados da Organização Internacional do Café (OIC) mostram que a produção mundial para 2006/07 está estimada em 121,42 milhões de sacas de 60 quilos, um aumento de 10% sobre o ciclo anterior, de 110,34 milhões de sacas. A expectativa para 2007/08 indica queda na oferta global, para 112 milhões de sacas, por conta da menor produção, sobretudo do Brasil, principal produtor e exportador. O consumo global continua aquecido, estimado em 2006/07 em 119,43 milhões de sacas. A previsão é de que o consumo ultrapasse os 120 milhões de sacas em 2007/08.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.