22/06/2009 – A perspectiva de colheita de café na região de Franca (SP), que envolve os municípios da Alta Mogiana paulista, deverá somar pouco mais de 900 mil de sacas. Pelo menos é essa a expectativa da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec). Isso porque houve problemas no ano passado e que estão refletindo agora. Em 2008, a produção alcançou o equivalente a 1.350 milhão de sacas.
Porém, mesmo assim, com a produção de café de Franca e outras cidades do Estado, São Paulo deverá ter 38% da produção nacional, cuja colheita já foi iniciada. A expectativa dos produtores é alcançar a marca de 4,7 milhões de sacas no período. Atualmente, São Paulo é o terceiro maior produtor e principal exportador de café do Brasil.
Ao todo, o Estado conta com 23.737 unidades de produção do grão, que ocupam 214.790 hectares de terras, segundo dados do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA 2009). Segundo levantamentos da Cocapec, os 13 municípios que produzem café possuem de 1.850 fazendas com mais de 2,4 mil produtores. Franca concentra a maior região produtora de café.
“São Paulo aposta na melhoria da qualidade dos grãos produzidos no Estado e na capacitação dos produtores com uma ampla programação para ampliação da qualidade do manejo e da colheita do café”, disse o secretário da Agricultura e Abastecimento, João de Almeida Sampaio Filho. Os principais pólos de produção do Estado estão nas regiões de Franca, São João da Boa Vista, Marília e Ourinhos.
Nas quatro regiões estão concentradas cerca de 38% das unidades produtoras paulistas, num total de 137.563 hectares de terra. O setor cafeeiro é o que mais gera empregos no país, com cerca de oito milhões de pessoas vivendo de atividades relacionadas a ele. De acordo com a Gerencia Regional do Emprego e Trabalho o setor cafeeiro no período de safra tende-se a empregar na região perto de 34 mil trabalhadores.