Data do Arquivo: 25/3/2008
Café é uma bebida, que faz parte do nosso dia-a-dia. Como é bom tomar uma xícara de café bem quentinho e fumegante. Ele traz o prazer de alguns momentos como o cafezinho da manhã, servido em casa de amigos, no bar ou mesmo na cafeteria. Degustar o café preparado na hora, tendo o sabor agradável de um café fresquinho.
Há varias maneiras de preparação, tem o convencional , o café expresso. O café expresso é o exclusivo, preparado sobre pressão, em doses individuais no momento exato da extração. É o café resultante da combinação dos mais intensos aromas e sabores. Para prepara-lo é melhor utilizar grãos frescos, de alta qualidade, moídos adequadamente e comprimidos de forma correta onde a água passa sob pressão. As maquinas devem permitir a operação compressão e de nove atmosferas e temperatura de noventa graus centígrados, num tempo que varia de vinte e cinco a trinta segundos. Estas são as condições ideais para a obtenção de um café concentrado. Delicioso é o creme do expresso, em sua rica camada espessa. O creme serve para a manutenção da temperatura e dar um toque final de requinte, com aquele creme dourado.
Os médicos dizem que o café faz bem , apesar dele não ser remédio, mas a comunidade medica-cientifica já considera a planta como funcional ou mesmo nutracêutica. Isso porque o café não possui apenas cafeína, mas também potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais, embora em pequenas quantidades. O grão do café também possui aminoácido, proteína, lipídios, alem de açucares e polissacarídeos. Mas, o principal segredo, ele possui uma enorme quantidade de polifonoi antioxidantes, chamados ácidos clorogenicos. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável. O Programa Café e Saúde tem como Coordenador Cientifico o Prof. Dr.Darcy Roberto Lima, PhD. em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro que encontrou em seus estudos sobre o café.
Uma bebida saboreada há cerca de mil anos, o café sem duvida possui uma serie de curiosidades interessantes, com o sabor do café podemos preparar coquetéis, bebidas , doces, sorvetes, bolos, brigadeiros etc. que são deliciosas guloseimas.
O grão tão degustado tem sua origem na Alsínia, hoje Etiópia, onde somente algumas pobres moitas esqueléticas conseguiam incrustar suas raízes nas rochas. “ Segundo a lenda, um jovem pastor chamado Kaldi, tomando conta do rebanho de cabras observou que durante a noite, alguns de seus animais desapareciam atrás da montanha, ele seguiu os seus animais e os viu pastarem com um notável prazer pelos pequenos grãos vermelhos que se encontravam sob o arbusto, que nunca tinham sido vistos. No final de alguns minutos de refeição imprevista, as cabras e os bodes começaram a dançar a luz do luar.”
Kaldi comeu dos frutos e levou alguns para o mosteiro, e comentou com o monge, do achado. O monge começou a utilizar os frutos na forma de infusão, e lhe era muito agradável. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os mosteiros, criando uma demanda pela bebida. As evidencias mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em mosteiros islâmicos no Yêmen.
O café é uma cultura perene que é explorada por um longo período de tempo. A semente do café é na verdade o mesmo grão que da origem ao café torrado. A diferença reside no modo de colheita e dos cuidados posteriores. As sementes se originam apenas dos frutos maduros, que em seguida lavados, despolpados e finalmente secos até atingir de quinze a vinte por cento de umidade, quando então estarão aptos para o semeio.
O semeio ocorre entre abril e junho,colocando-se duas sementes por saquinho. Após quarenta e cinco dias, aquela que tiver o melhor crescimento permanece e a outra é descartada. Quando as mudas tem três pares de folhas e um sistema radicular estabelecido, é feita a seleção e o plantio definitivo. Depois do plantio, a florada é a fase mais importante do cafeeiro. Ocorre geralmente entre setembro e novembro, podendo repetir-se por três ou quatro vezes durante o período. Nessa época, cada galho da planta se torna um bouquet branco com cheiro parecido com jasmim. As flores desabrocham numa só manhã , agrupadas em um feixe. Da flor resulta o surgimento do chumbinho, pequena infrutescência que vai desenvolver-se ao longo de seis a oito meses, transformando-se em grãos.
O café para ser consumido, necessita obrigatoriamente ser torrado, os grãos selecionados, passando por uma triagem e calibragem. O café é a bebida mais popular do planeta. O café e degustado nos paises: França, Áustria, África e Oriente Médio, Bélgica,Itália, Grécia etc., e logicamente no nosso Brasil. Que tal uma xícara do café quentinho, agora?
Regina Mercia Sene Soares – Historiadora, Prof. Geografia, Filosofia, Sociologia, Ciências, Iniciação a Pesquisa. Especialista em Técnicas Pedagógicas e Poetisa