Sabor arrojado
BEBIDA ganha novos atrativos nos cafés que apostam na diversidade/FOTO CHICO GADELHA |
[29
Novembro 23h03min 2005]
De aroma único, ele é tido inclusive como um vício, de tão apaixonante e saboroso que é. Quem aprecia essa planta originária da Etiópia e que chegou ao Brasil em meados de 1700 – se estabelecendo por quase 100 anos como o principal produto nacional de exportação -, não abre mão de, pelo menos uma vez ao dia, saboreá-lo. Seja para ficar desperto ou, simplesmente, para sentir o arrojo do seu gosto.
O hábito de sentar à mesa para fazer para se degustar um bom café não é de hoje. O conceito de cafeteria remonta ao XVII, logo que os italianos descobriram o seu sabor e começaram a distribuí-lo por toda a Europa. O negócio pelo visto funcionou, já que hoje na cidade é possível saborear um bom café expresso convencional, ou mesmo inúmeras variações criadas a partir dele.
O maõtre do Ferreiro Café, Manoel Pereira, ressalta a importância de se trabalhar primeiramente com um café de qualidade. “Aqui nos trabalhamos com uma linha de produtos italiana, a Segafredo Zenetti, que é quem produz atualmente um dos melhores cafés do mundo”, explica. Ademais, ele afirma que, de preferência, o café tem que ser moído exatamente na hora de passar, para que ele não perca o sabor e o aroma.
Além dos tradicionais expresso, capuccino e chocolate quente, Pereira avisa para aqueles que não podem ingerir a cafeína que a dica é optar pelo descafeinado. Tudo isso servido na companhia de biscoitos caseiros de laranja, chocolate ou coco com leite.
No Indalo Café, o proprietário Flávio Gemaque, ensina como deve ser servida a bebida. “A xícara não pode ser reta no fundo, é necessário que tenha formas arredondadas, além de estar na temperatura exata. Será isso, por exemplo, que proporcionará aquela espuminha em cima”, ensina.
Uma dica importante de Gemaque é sempre tirar todo o pó do café que fica no bico na hora de trocá-lo por um pó novo. Já na hora de preencher novamente, é imprescindível que não fique nenhum espaço vazio. Outra coisa que deve ser respeitada é a utilização do pó, que só serve, no máximo, para um ou dois cafés expresso, dependendo do bico da máquina.
O Freddoarancio (com cubos de café expresso, creme de leite e suco de laranja) e o Café Vienense (duas bolas de sorvete de flocos batidas com creme de leite, canela e chocolate em pó) são os destaques se o desejo é inovar. Para acompanhar, nada melhor que um folheado de queijo com presunto, um quiche de alho-poró ou uma tapioca com queijo e coco ralado. De sobremesa, a boa é a torta de morango.
Para o caso específico dos viciados assumidos na bebida, o Indalo ainda sugere o Clube do Café, onde o cliente compra uma cartela contendo 30 xícaras de expresso e garante, além do desconto, uma ótima razão para tomar sua bebida favorita e rever os amigos sempre que bater o desejo. “Nossa intenção com o Clube é que o cliente se sinta bem e à vontade”, propõe Nilo Moraes, o outro proprietário da casa.
Oferecendo diversas variações de drinks, o Café Bourbon indica o Café Francês (com expresso, contreal e chantilly), Irlandês (expresso, uísque, chantilly e canela), Bourbon (expresso, licor de cacau e chantilly) ou Milano (shake de café, licor de cacau e chantilly), além dos diversos sabores de tortas salgadas ou pizzas, que podem ser servidas à la carte ou no rodízio.
“O que os clientes mais preferem aqui são o Café Bourbon ou mesmo o Frapê, acompanhados do rocambole de chocolate”, convida Renato Araújo. Dica dada, é só se decidir e tomá-lo sem culpa.
DICAS
Ferreiro Café. Shopping Iguatemi. Av. Washington Soares, 85 loja 524. Edson Queiroz. Fone: 3241.2417. Funcionamento: diariamente de 10h até 22h. Cartões: Visa e Master. Estacionamento do shopping.
Indalo Café. Shopping Del Paseo. Av. Santos Dumont, 3131 loja 333. Aldeota. Fone: 3456.3063. Funcionamento: diariamente de 10h até 22h. Cartões: Credicard e Diners. Estacionamento do shopping.
Café Arte Bourbon. Rua Marcos Macedo, 1455. Aldeota. Fone: 3267.7189. Funcionamento: diariamente de 14h até 23h. Cartões: Visa, Master, Redeshop, Diners. Não tem estacionamento.